Semace não testa qualidade da água do mar de Fortaleza há quatro meses

 Foto de apoio ilustrativo. O boletim de balneabilidade indica se as águas estão pr&...

As águas do mar das praias de Fortaleza não são testadas quanto à sua balnebailidade há quatro meses devido à falta de materiais. O boletim que indicava quais trechos de praias estavam próprios para banho era emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) todas as sextas-feiras. A inspeção, de acordo com o órgão, deve voltar a ser realizada na primeira quinzena de setembro

De acordo com a Semace, o processo licitatório para a compra dos materiais necessários para a realização da análise do boletim já foi finalizado.

Neste sábado, 3, a repórter da rádio O POVO CBN, Germana Pinheiro, foi à Praia de Iracema, na Capital. Apesar de o mar aparentar estar limpo durante a manhã, a análise de balneabilidade é mais técnica, feita em laboratório por especialistas.

O professor Fábio Matos, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar-UFC), explica a importância do boletim de balneabilidade e quais fatores são utilizados para determinar se a água está ou não adequada para os banhistas.

“Com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o boletim de balneabilidade busca entender, a partir das amostras, os indicadores biológicos presentes na água, como os coliformes fecais, a escherichia coli (E. coli), os enterococos, que são os mais importantes nessa perspectiva”, disse em entrevista à repórter da rádio O POVO CBN.

De acordo com Matos, o boletim também observa a balneabilidade do ponto de vista do sistema de esgoto, analisando se há ou não a presença de resíduos sólidos ou líquidos de dejetos.

O professor ressalta também que existiam dois boletins: um semanal, para Fortaleza, e outro mensal, para o Ceará. Ambos estão sem atualizações há mais de quatro meses.

A servidora pública Astrid Câmara, banhista da Praia de Iracema, afirma que, pelo costume de olhar o boletim na época em que era publicado, sabe que a área na qual geralmente toma banho é frequentemente declarada própria para banho.

“Na época das chuvas me preocupa mais, porque nós, infelizmente, jogamos lixo nos bueiros, e a chuva acaba trazendo muita sujeira. Mas, como eu sei que essa área onde eu tomo banho é atendida pelo sistema de tratamento de esgoto, fico menos preocupada porque eu sei que, de maneira geral, é uma área que sempre está própria para o banho”, opina.

A ausência do boletim de balneabilidade emitido por uma instituição do Governo do Estado pode significar riscos sérios à saúde dos cearenses que optarem por se banhar em praias cujas águas podem não estar próprias para banho naquela semana.

Como pode ser observado no último boletim, publicado em referência à semana dos dias 18 a 24 de abril de 2022, a maioria das praias de Fortaleza estavam impróprias para banho, incluindo grande parte da orla da Praia de Iracema, visitada pela reportagem. Dos 31 postos com amostras coletadas pela Semace, somente sete não mostravam risco à saúde dos banhistas.

Confira a nota da Semace na íntegra:

"A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informa que há três meses, a autarquia precisou paralisar temporariamente as atividades relacionadas à balneabilidade, uma vez que o órgão aguardava a conclusão do processo licitatório para a compra do referido material.

A autarquia também esclarece que o processo licitatório para a compra de reagentes - material de laboratório necessário para as análises de balneabilidade - teve seu pregão finalizado e o contrato com a empresa vencedora já foi assinado.

De acordo com a Resolução CONAMA Nº 274/2000, as condições de balneabilidade são obtidas a partir da comparação de resultados de cinco coletas consecutivas. Sendo assim, a Superintendência informa que aguarda a entrega do material licitado, prevista para a primeira quinzena de setembro, conforme informado pela empresa vencedora do pregão."

 

O Povo

Postagens mais visitadas