Três crianças morrem vítimas de disparos de arma de fogo no CE em duas semanas

 Nesse sábado, 3, criança de 2 anos chegou a ser levada para o IJF, mas não r...

Maria Alice de Sousa Justino, de 2 anos de idade, estava em casa, na Lagoa Seca (Messejana), em Fortaleza, quando foi atingida por quatro disparos de arma de fogo. A tragédia aconteceu na noite desse sábado, 3, e não foi a única envolvendo crianças em pelo menos duas semanas no Estado. Segundo levantamento feito pelo O POVO, três crianças morreram vítimas de tiro no Ceará no período.

A primeira morte a acontecer dentro desse período aconteceu no dia 20 de agosto último, quando o bebê Abraão Lucca, de nove meses, foi atingido por um disparo e morreu. O pequeno estava nos braços do pai quando foi vítima de atiradores que chegaram efetuando disparos no bairro Pici, na Capital.

Em menos de uma semana depois desse caso, na madrugada da quinta-feira, 1°, criminosos invadiram uma casa em Poranga, interior do Ceará, e atiraram contra um homem de 42 anos, que possuía antecedente por tentativa de homicídio e morreu no local.

Os disparos atingiram também outras três pessoas que estavam no imóvel, entre elas uma criança de 5 anos de idade. Todas as vítimas foram socorridas e levadas para uma unidade de saúde, mas durante a passagem pelo hospital, a criança não resistiu.

O caso de Poranga foi parecido com o que aconteceu na comunidade Lagoa Seca nesse sábado, 3. Segundo informações policiais, homens armados invadiram uma residência e executaram um adulto.

No momento da invasão, um dos atiradores efetuou quatro disparos contra a prima do homem executado, e Maria Alice de Sousa Justino, de apenas 2 anos de idade, foi baleada e morreu.

Outra menina, de 7 anos, também chegou a ser atingida, mas, até o fechamento desta matéria, não houve atualização sobre o estado de saúde dela. Maria Alice chegou a ser encaminhada ao Instituto Doutor José Frota (IJF) e não resistiu.

O POVO procurou a SSPDS para saber se há dados oficiais a respeito do número de crianças mortas no Estado por ações violentas do tipo nos últimos dois anos, ou neste ano. Em resposta, a pasta informou que índice será levantado pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (GEESP) e deve ser divulgado nos próximos dias.
Cinco suspeitos foram presos pelos crimes

Os crimes contra as crianças causaram indiganaçao nas comunidades onde elas viviam. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pelo menos cinco suspeitos pelos crimes foram presos.

A primeira ação aconteceu na quinta-feira, 1°, quando uma ofensiva da Polícia Militar apreendeu um adolescente de 17 anos, "suspeito de um ato infracional análogo ao crime de homicídio ocorrido em Poranga", no qual o bebê Abraão Lucca foi morto.

O adolescente foi identificado em uma região do município e possui registros de atos infracionais análogos ao crime de tráfico ilícito de drogas.

No dia seguinte, na sexta-feira, 2, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) localizou e prendeu um dos atiradores  também envolvidos na morte do pequeno Abraão Lucca.

O homem estava em uma casa na Barra do Ceará, em Fortaleza, e tinha um mandado de prisão pelo crime de homicídio qualificado.

Suspeito já possuía passagens por roubo e corrupção de menor. Até a tarde deste domingo, 4, não havia informações sobre a prisão de mais suspeitos desse caso, e a Polícia seguia fazendo buscas.

Já na manhã de sábado último, 3, uma operação coordenada pela SSPDS resultou na prisão de dois suspeitos pelo homicídio em Poranga. Um deles, identificado como Rodrigo Vidal Araújo, de 21 anos, conhecido como “Rodrigo da Caucaia”, foi encontrado em uma casa na cidade e estava de posse de uma pistola de nove milímetros, que teria sido utilizada nas mortes.

Rodrigo é o suspeito de ser o autor dos tiros que atingiu a criança de 5 anos. Ele foi encaminhado pelos policiais à Delegacia Regional de Crateús e autuado por homicídio doloso, tentativa de homicídio e por integrar organização criminosa.

No mesmo período, um outro suspeito pelo crime foi localizado em um hospital de Piracuruca, no Piauí. Antônio Lucas Alves Bezerra da Silva, 29, conhecido por “Lucas do Pedão”, estava na unidade após ser atingido por um desafeto e foi capturado com ajuda da Polícia Civil do estado.

Na tarde de sábado, 3, a Polícia ainda encontrou Emerson Ribeiro Alves, 18, após um cerco policial.

O homem, que também é suspeito pelos homicídios em Poranga, foi capturado pelos policiais militares e conduzido à Delegacia Regional de Crateús, onde foi autuado por homicídio doloso, tentativa de homicídio e integrar organização criminosa. Uma arma foi apreendida na ocasião.

Em nota divulgada neste domingo, 4, a SSPDS informou que realizou uma operação neste fim de semana, com ajuda de órgãos como a PC-CE e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) para identificar suspeitos do crime em Poranga.

Na noite de ontem, órgão também informou que estava realizando diligências para capturar os suspeitos pelo ataque em Messejana, que resultou na morte da menina de 2 anos. Até a noite deste domingo não havia informações sobre a captura dos envolvidos desse crime.
Ações preventivas

Em nota, a SSPDS informou ainda que desenvolve "um trabalho de ações preventivas através do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), que engloba o Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), com 36 bases instaladas em Fortaleza e Região Metropolitana, além do Grupo de Segurança Escolar (GSE) e o Grupo de Segurança Comunitária (GSC)". Veja nota na íntegra:

"A SSPDS ressalta que desenvolve um trabalho de ações preventivas através do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), que engloba o Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), com 36 bases instaladas em Fortaleza e Região Metropolitana, além do Grupo de Segurança Escolar (GSE) e o Grupo de Segurança Comunitária (GSC).

O trabalho atua com um policiamento preventivo onde visa criar uma relação com a comunidade, com um protocolo específico, que consiste em ações de repressão, acompanhamento e escuta dos moradores, realizadas por agentes de segurança com uma formação especializada para o serviço.

Para trazer maior celeridade as investigações nos inquéritos policiais, foi realizado o fortalecimento do efetivo da Polícia Judiciária, com a especialização dos policiais civis que já atuam diretamente nas investigações de homicídios, bem como a nomeação de cerca de 500 novos inspetores e escrivães que fortaleceram os quadros da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Com a entrada dos novos policiais civis, 100 foram designados diretamente para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que atua diretamente nas investigações dos CVLI.

Outro ponto de fortalecimento das investigações, foi a ampliação do efetivo da Coordenadoria de Medicia Legal (Comel) e do Núcleo de Balística Forense (Nubaf) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O incremento de novos servidores trouxe celeridade na confecção dos laudos periciais relacionadas aos inquéritos de CVLI.

Em conjunto ao trabalho da segurança pública, há ainda outras iniciativas promovidas pelo Governo do Ceará. Hoje, o Estado possui 392 escolas que atendem em tempo integral. Desse número, 261 são de Ensino Médio, que se somam às 131 escolas estaduais de educação profissional, que ofertam, ao mesmo tempo, ensino médio e cursos técnicos. Outra medida importante é a instalação de equipamentos públicos, que proporcionem lazer e esporte às crianças e adolescentes, respeitando o que está disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É o caso das 193 brinquedopraças existentes no Estado e as 278 areninhas (campos de grama sintética) construídas em todo o território cearense."


Vitimas adultas tinham passagem policial

Os ataques que resultaram na morte das crianças também tiveram como resultado a morte de três adultos.

Segundo informações da SSPDS, o tiroteio que atingiu o pequeno Abrãao Lucca teve como vítimas baleadas ainda dois homens, sendo que apenas um deles morreu.  

Dupla tem passagem por crimes como integrar organização criminosa, homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Já no caso da invasão da casa em Poranga, além de vitimar uma criança os atiradores mataram um homem de 42 anos, que possuía antecedente por tentativa de homicídio.

Na invasão da casa na Messejana, em Fortaleza, um homem foi executado, além da menina de 2 anos.

O adulto tinha passagens por crimes como homicídio doloso, receptação, associação criminosa e corrupção de menor. Ele também havia saído da prisão no dia anterior ao que foi morto.
Ordem cronológica dos fatos

20 de agosto de 2022: Abrãao Lucca, de apenas nove meses, é alvejado durante um tiroteio no bairro Pici, em Fortaleza, e morre.

1° de setembro de 2022: Homens invadem residência em Poranga e atiram contra ocupantes do imóvel, causando a morte de uma criança de 5 anos de idade. No mesmo dia, um adolescente é preso suspeito de "um ato infracional análogo ao crime".

2 de setembro de 2022: Polícia prende suspeito pelo tiroteio que resultou na morte de Abrãao Lucca.

3 de setembro de 2022: Operação policial feita pela manhã resulta na prisão de dois dos suspeitos de envolvimento no ataque em Poranga que provocou a morte de uma criança de 5 anos. Quarto suspeito foi preso no mesmo dia, durante a tarde.

3 de setembro de 2022: Homens entram em casa na Lagoa Seca (Messejana) e efetuam disparos. Quatro tiros foram disparados contra uma menina de 2 anos, Maria Alice de Sousa Justino, que morreu. 


(O Povo)

Postagens mais visitadas