Aluno de 7 anos é homenageado em volta à escola após um ano afastado por tratamento contra leucemia

 Bernardo voltou à escola em meio a homenagens depois de ficar um ano afastado para tratamento de leucemia, em Fortaleza. — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O retorno do pequeno Bernardo Willins Jangutta Nunes Silva, de sete anos, à escola foi permeado pelo carinho de professores, funcionários e colegas. O menino voltou à sala de aula nesta quinta-feira (27), após mais de um ano afastado por conta do diagnóstico de leucemia. No retorno, Bernardo recebeu homenagem daqueles que sentiram a ausência e torciam pelo reencontro.

O menino foi diagnosticado com leucemia no dia 12 de agosto de 2021. Desde então, ele precisou se afastar da escola (e de outros convívios sociais) por conta do tratamento com altas doses de quimioterapia. Com isso, a criança estava há mais de um ano sem ir à aula.

“A gente esperava isso há muito tempo, ele estava muito ansioso. É inexplicável a emoção, a gratidão. Só tenho a agradecer a Deus. Agradeço também aos profissionais da escola. Ele ficou muito feliz mesmo”, disse Luciana Jangutta, mãe de Bernardo.

Bernardo voltou à escola em meio a homenagens depois de ficar um ano afastado para tratamento de leucemia, em Fortaleza. — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Bernardo é estudante do colégio particular 21 Educar, no Bairro José Walter, em Fortaleza. O vídeo com o retorno dele viralizou nas redes sociais, com milhares de visualizações e curtidas, além de centenas de comentários. A homenagem foi organizada por profissionais da unidade.

"Tivemos a imensa alegria de comemorar com nosso aluno a vitória de poder retornar ao ambiente escolar. Foi um momento único e emocionante receber o nosso pequeno herói”, publicou o colégio junto ao vídeo.

"As crianças da sala junto com a professora Louise fizeram os cartazes. As coordenadoras organizaram a entrada decorando com balões para colorir e alegrar o ambiente. Mobilizamos os colegas de sala, alunos de outras turmas e professores para fazer um túnel humano", explicou a coordenadora Germana Gomes.

Sobre a homenagem, Luciana agradeceu às pessoas envolvidas. “É uma emoção que não tem explicação. Para a gente que é pai, que viu como ele ficou, viu tudo que ele passou, o quanto foi difícil esse último, então é só muita gratidão”, declarou.

Desejo de retornar à escola

Após o começo do tratamento, Luciana passou a educá-lo em casa, utilizando o material escolar comprado e com orientação de profissionais da escola. Ela disse que o filho conseguiu retornar à escola após autorização médica — concedida nesta terça-feira (25) —, que veio nesta etapa final do tratamento, dividido em três fases: indução, consolidação e manutenção.

“Na manutenção, as coisas já vão voltando ao normal, aos poucos. Ele ainda toma um comprimido em casa e uma injeção no hospital, mas é uma dose muito pequena de quimioterapia. A gente chama [essa fase] de ensaio para a vida normal”

Luciana disse que Bernardo comentava muito sobre o desejo de voltar à escola, que inclusive já chorou porque queria retornar. “Mas ele sempre foi muito compreensivo. Ele também tinha ciência que seria só nessa fase que poderia voltar. Então, essa fase da manutenção era algo que a gente almejava muito. Graças a Deus, chegou”, declarou.

“Quando surgiu essa oportunidade, a gente não pensou duas vezes porque, além de ser a realização de um sonho, é muito bom para ele a convivência com os amigos”, disse a mãe de Bernardo.

Luciana agradeceu e reforçou ainda a importância da doação de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea — processos que ajudaram na recuperação do filho dela, e podem ajudar outras pessoas. 

 

G1

Postagens mais visitadas