Camilo Santana, do PT, é eleito senador pelo Ceará

 Ex-governador do Ceará passa a fazer parte da bancada cearense com Eduardo Girão (Podemos) e Julio Ventura (PDT). — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Camilo Santana (PT) foi eleito neste domingo (2) senador pelo Ceará para os próximos oito anos. Ele vai ocupar a vaga do senador Tasso Jereissati (PSDB) e passa a fazer parte da bancada cearense com Eduardo Girão (Podemos) e Julio Ventura (PDT).

Até 20h30, com 81,53% das urnas eletrônicas apuradas, Camilo Santana tem 68,53% dos votos válidos e está matematicamente eleito.

O petista deixou o Palácio da Abolição depois de sete anos como governador do estado, cargo para qual foi eleito com quase 80% dos votos.

Foi a primeira vez que Camilo Santana se candidatou ao cargo no Legislativo federal. Apoiado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e pelo senador licenciado Cid Gomes (PDT) na campanha política pelo governo do Ceará em 2014, ele ganhou notoriedade na última década como líder de um grupo político.

Relação estremecida

Elmano de Freitas ao lado de Lula e Camilo Santana durante evento em que foi escolhido candidato do PT ao governo do Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Elmano de Freitas ao lado de Lula e Camilo Santana durante evento em que foi escolhido candidato do PT ao governo do Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/SVM

A relação entre o petista e os pedetistas ficou estremecida, especialmente com Ciro Gomes, por causa das articulações que foram realizadas para escolher o nome do candidato ao governo do estado.

Camilo queria que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), fosse a candidata ao cargo, enquanto a cúpula pedetista, exceto Cid, queria que Roberto Cláudio (PDT), ex-prefeito de Fortaleza, fosse o nome escolhido.

Trajetória

Nascido no Crato, na região do Cariri, Camilo Santana é formado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará e tem mestrado em desenvolvimento e meio ambiente pela mesma instituição.

Servidor público federal concursado, ocupou de 2003 a 2004 o cargo de superintendente do Ibama no Ceará. Em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado.

Em 2010, foi eleito o deputado estadual mais votado. Em 2012, se tornou secretário das Cidades do governo Cid Gomes. Em 2014, se candidatou ao governo do Ceará e foi eleito com 53,35% dos votos. 

 

 

(G1/CE) 

Postagens mais visitadas