Canindé: Festa de São Francisco das Chagas começa

 Abertura do evento ocorreu às 4h da madrugada(foto: Jander Silva/Reprodução)

A tradicional festa de São Francisco das Chagas, em Canindé, inicia nessa quinta-feira, 6. Os festejos contam com 10 dias de programação, seguindo até 15 de outubro. Abertura oficial ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6, às 4h da manhã, com hasteamento das bandeiras e celebração eucarística. Essa é a primeira vez que o evento acontece desde 2020.

Apesar do Dia de São Francisco de Assis ter sido comemorado na última terça-feira, 4, a programação no Cariri teve início na madrugada desta quinta-feira, 6. A abertura ocorreu na Basílica de São Francisco das Chagas, onde milhares de pessoas se reuniram para assistir o hasteamento das bandeiras do Brasil, Canindé e de São Francisco.

Esse ano, a festa em Canindé, considerada a maior festa franciscana das Américas, carrega o tema “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho”. São Francisco, principalmente no Nordeste do Brasil, também é conhecido como São Francisco das Chagas. O termo Chagas faz alusão ao episódio em que o Santo recebe as chagas de Jesus nas mãos e nos pés.

Segundo a Secretaria de Turismo de Canindé, antes da pandemia, a média de turistas que visitavam a cidade para os festejos no município era de, em média, um milhão de pessoas. A população do município é de cerca de 79 mil habitantes. Dessa forma, o município costumava receber, durante os dez dias de festejos, mais de dez vezes o número de sua população.

A programação conta com novenas durante todos os dias, às 18h, na Praça dos Romeiros. As procissões também acontecem diariamente. Na quinta-feira, 6, os fieis saem a partir das 18h pelas principais ruas de Canindé, com o Painel de São Francisco. A saída é da Basílica e percorre as ruas Arisdes Rabêlo, Av. José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Marns, Joaquim Magalhães, Gervásio Marns e retorna a Basílica.

Já do dia 7 ao último dia, em 15 de outubro, o percurso tem início às 17h30min. A procissão percorre as ruas Gervásio Marns, Av. Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros.

Horários das missas:

Basílica / Quadra da Gruta: 6h, 7h30min, 9h, 11h, 16h e no dia 16/Outubro às 15h
Mosteiro das Irmãs Clarissas: 6h
Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h (após a Via-sacra)
Igreja das Dores: 8h, 15h - dos dias 8, 9, 12, 13, 14 e 15/Outubro
Capela de São Pedro: 10h (De 12 à 15/Outubro)

Missas dedicadas:

Dia 07 de Outubro - Missa com a participação dos sanfoneiros e comunicadores, às 16h, na Quadra da Gruta.
Dia 08 de Outubro - Missa com a participação dos vaqueiros, às 10h, na Praça São Francisco, ao lado do Parque de Exposições do Município.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas