Explosões destroem parte da única ponte entre Rússia e Crimeia

 Helicóptero joga água em incêndio na ponte entre Rússia e Crimeia — Foto: ASSOCIATED PRESS

Um grande incêndio afetou neste sábado (08) a única ponte que liga o território russo à península ucraniana da Crimeia, anexada ilegalmente por Moscou em 2014. O fogo começou após várias explosões violentas.

Segundo autoridades russas, um caminhão explodiu e incendiou sete tanques de um trem de carga que transportava combustível.

O Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia disse que o incêndio foi causado por uma bomba detonada no caminhão. Um trecho da parte rodoviária da ponte teria desmoronado. Não houve danos ao arco sobre o trecho navegável.

Nas redes sociais, o jornalista ucraniano Oleksiy Soroki postou um vídeo que seria do momento da explosão.

A ponte rodoviária e ferroviária, construída por ordem do presidente Vladimir Putin e inaugurada em 2018, é a única via ligando a Crimeia à Rússia, sendo atualmente usada principalmente para transportar equipamentos militares para as forças armadas russas na guerra contra a Ucrânia.

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podoliak afirmou no Twitter que este seria "o começo". Ele não fez nenhuma conexão direta com o incêndio da ponte da Crimeia, mas escreveu: "Tudo o que é ilegal deve ser destruído, tudo o que foi roubado deve ser devolvido à Ucrânia, tudo o que está ocupado pela Rússia deve ser expulso".

O Ministério do Exterior da Rússia disse neste sábado que a reação da Ucrânia à explosão na ponte que liga a Crimeia ao continente mostrou a "natureza terrorista" de Kiev. "A reação do regime de Kiev à destruição da infraestrutura civil mostra sua natureza terrorista", disse no Telegram a porta-voz do ministério, Maria Zakharova.

Putin ordenou uma investigação oficial sobre a causa do incêndio.

O Kremlin já havia alertado contra um bombardeio da ponte de 18 quilômetros e tinha ameaçado responder a uma ação do gênero com ataques a centros de comando na capital ucraniana, Kiev.

Uma série de explosões também abalou na manhã de sábado a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia. A agência de notícias AP reportou enormes colunas de fumaça subindo ao céu e a ocorrência de uma série de explosões subsequentes.

De acordo com o prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, mísseis caíram no centro da cidade. As explosões provocaram incêndios em um centro médico da cidade e em um prédio não residencial. Ainda não há informações sobre feridos.

Cerca de 200 sepulturas e uma vala comum foram encontradas na cidade de Lyman, na região de Donetsk, no leste do país, que foi recentemente recapturada pelo exército ucraniano.

O governador militar local, Pavlo Kyrylenko, publicou no Telegram fotos mostrando muitas pequenas cruzes de madeira e membros de serviços de emergência em trajes de proteção brancos. Segundo Kyrylenko, as exumações já começaram. 

G1

Postagens mais visitadas