Hospital Regional Norte, em Sobral, recebe unidade especializada para tratamento de AVC

 Novo setor deve beneficiar população de 55 municípios cearenses. — Foto: Divulgação

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, na região Norte do estado, recebeu um setor especializado em cuidar de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade foi entregue nesta sexta-feira (28).

Com funcionamento 24 horas, o setor tem 13 leitos e será coberto por equipe multiprofissional. Os trabalhadores foram capacitados pelo Centro de Estudos do HRN, em parceria com a Diretoria de Gestão do Cuidado e Ensino do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

O treinamento, de caráter teórico-prático, teve abordagens sobre sinais e sintomas da doença, além da vivência de um fluxo vivo para simular o atendimento do paciente desde a emergência até a unidade de AVC.

A unidade foi entregue pela governadora Izolda Cela, que ressaltou a importância do equipamento para cobrir a demanda de Sobral e municípios da região. O setor deve beneficiar a população de 55 cidades.

"É necessário a pessoa ser socorrida no menor tempo possível para ter mais chance de salvar a vida e também de evitar sequelas", afirmou a gestora estadual.

Além da governadora, também participaram da inauguração a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; o secretário estadual da Saúde, Carlos Hilton Soares; o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte; a secretária da Saúde de Sobral, Letícia Reichel; a ex-secretária da Saúde e diretora interventora da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Regina Carvalho.

Dia Mundial do AVC

Também conhecido como derrame, o AVC é considerado uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo. Os AVCs podem ser classificados em dois tipos:

  • Isquêmico: ocorre quando pequenas e grandes artérias cerebrais têm entupimento. O bloqueio pode ser causado por uma trombose (formação de placas numa artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura de outra parte do corpo se solta e chega aos vasos cerebrais pela rede sanguínea). Esse tipo representa 85% dos casos.
  • Hemorrágico: mais grave e com altos índices de mortalidade, ocorre quando vasos sanguíneos se rompem, provocando hemorragia. Tal subtipo de AVC também pode acontecer pelo entupimento de artérias cerebrais.

No Brasil, é a causa mais frequente de óbito na população adulta, representando 10% dos diagnósticos das internações hospitalares públicas, segundo o Ministério da Saúde. Contudo, cerca de 30% dos AVCs permanecem sem origem definida mesmo após extensa investigação.

O AVC é uma doença tempo-dependente — quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação completa. Em razão disso, sinais de alerta devem ser identificados para reconhecer a ocorrência de um AVC. Dentre os principais sinais de alerta estão:

  • fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • confusão, alteração da fala ou compreensão;
  • alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
  • alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

No caso desses sintomas, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) deve ser acionado. 

 

G1

Postagens mais visitadas