Idilvan diz que PDT “errou feio” no Ceará e se “autodestruiu” ao escolher RC candidato

 

Os caminhos traçados pelo PDT no primeiro turno das eleições de 2022, especialmente no Ceará, ainda repercutem entre parlamentares da sigla. O deputado federal reeleito Idilvan Alencar (PDT) disse que o partido “errou feio” nas escolhas para a disputa estadual e precisará “fazer as reflexões devidas” sobre os resultados das urnas.

O pedetista foi o quinto parlamentar mais votado para a Câmara no Estado, sendo escolhido por 187.433 eleitores. Na votação que ocorreu no último domingo, 2, ele ficou atrás apenas de André Fernandes (PL), Júnior Mano (PL), Célio Studart (PSD) e Eunício Oliveira (MDB).

“Ainda é um partido grande aqui no estado do Ceará. No Brasil, sofreu uma redução muito grande”, disse o deputado durante entrevista ao programa O POVO no Rádio, da rádio O POVO CBN, na manhã desta quinta-feira, 13. “Tem que realmente fazer análise bem fria, bem criteriosa, para saber o que houve de acerto e erro nesse processo eleitoral, especialmente aqui no Ceará. Na minha avaliação errou feio o PDT”, acrescentou.

Durante o processo de formação das chapas para concorrer ao Palácio da Abolição, Idilvan era um dos defensores da candidatura da atual governadora, Izolda Cela (sem partido). A gestora acabou sendo preterida pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) na disputa, em uma votação realizada com membros do diretório estadual da sigla.

Sobre a ocasião, o pedetista disse que, na época, afirmou: “Essa votação não tem vencedor, isso não é inteligente, ninguém vai ganhar”. Na avaliação do político, a decisão que culminou com a candidatura de RC foi errada.”Naquele momento ali foi um momento onde o partido se autodestruiu”, acrescentou.

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas