Monkeypox: Ceará tem 397 casos; 43 em mulheres e oito em crianças

 Ceará soma 397 confirmações de casos de monkeypox. Desse total, 43 sã...

O Ceará soma 397 confirmações de casos de monkeypox. Desse total, 43 são do sexo feminino e oito em crianças entre zero e nove anos, sendo cinco meninas e três menino. Outros 346 são casos confirmados em homens adultos. O Estado apresenta redução progressiva de novos casos confirmados da doença há quatro semanas.

No novo boletim da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado nesta sexta-feira, 14, é observada a redução de casos confirmados a partir da Semana Epidemiológica 37, onde foram registrados 50 casos.

A semanas seguintes apresentaram redução consecutiva: 39 e 37 casos. Na SE 40 (de 2 a 8 de outubro), foram somados 16 novos casos.

Segundo Sarah Mendes, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), todos os 397 casos registrados no Ceará foram leves e não houve necessidade de internação.

"De lá para cá, veio reduzindo. É um bom sinal, está regredindo. Está compatível com o que está acontecendo no Brasil, que está com curva descendente desde a semana 32, em agosto. Um mês depois do Brasil, o Ceará começou a reduzir a velocidade da transmissão", comparou Mendes.

Até o dia 13 de outubro, foram notificados 1.489 casos suspeitos de monkeypox, 802 foram descartados, 4 prováveis, 206 permanecem em investigação e 80 não classificáveis.

Maioria dos casos concentra-se em Fortaleza

Do total do Estado, 303 pacientes são de Fortaleza. Isso significa que a Capital concentra 76,3% dos casos. A secretária aponta que é natural que o número seja maior em Fortaleza pelo contingente populacional.

Embora haja expansão do vírus em 33 municípios, a grande maioria tem um ou dois casos. "Mesmo os grandes, como Sobral, e um município turístico como Jericoacoara, têm dois. Não é uma preocupação alarmante", avalia.

As outras cidades com maiores números são todas localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): Caucaia (16), Maracanaú (12), Itaitinga (9) e Eusébio (6).

A maioria dos casos continua se apresentando em homens. Os 349 pacientes do sexo masculino perfazem 87,9% do total de diagnósticos positivos. Os homens entre 20 e 39 anos concentram 65,49%.

Oito crianças de zero a nove anos também foram identificados com a doença, além de três idosos com mais de 60 anos. Do total, foram confirmados 48 casos em pessoas do sexo feminino. Entre as mulheres, a faixa etária com mais casos é entre 20 e 29 anos, 14 registros.

Sobre o perfil dos pacientes, ela explica que como o surto começou no público masculino, "é natural que se expanda naquele público". Mendes frisa que a monkeypox é uma doença de transmissão por contato. "Já tem casos em mulheres. Os homens fazem parte da cadeia de transmissão mais intensa, mas não exclusivamente", reitera. (Colaborou Ana Rute)

 

G1

Postagens mais visitadas