Motorista de 15 anos envolvido em acidente com morte de turista no Ceará trafegava em 'duna perigosa', diz secretário

Turista de 35 anos morre em acidente em duna em Camocim, no litoral cearense — Foto: Arquivo pessoal

O motorista que dirigia o carro envolvido em um acidente com a morte de uma turista em Camocim, no litoral cearense, além de não poder dirigir por ser menor de idade, não tinha autorização para trafegar na região, uma "duna perigosa", segundo o secretário municipal do Turismo, Ricardo Vasconcelos. O motorista tem 15 anos.

"Faltou experiência na condução da duna, é uma duna perigosa. O carro começou a capotar, capotar, capotar. Não é permitido circular nas dunas de Camocim. O rapaz, o condutor, não era cadastrado, e o veículo não era autorizado para fazer aquela viagem. De fato ele não tinha autorização", afirmou.

Além do jovem, seis turistas de Mato Grosso estavam no veículo a passeio. A mulher que morreu no acidente tinha 35 anos. O acidente com a caminhonete aconteceu na Duna do Guriu, em Camocim, que fica a 357 quilômetros de Fortaleza.

Um vídeo feito pouco antes do acidente mostra o veículo atolado na areia. A turista foi identificada como Danúbia Daiane Reis.

Investigação

Ricardo Vasconcelos afirmou que a prefeitura renova o cadastro dos motoristas de trilha com frequência e que as normas de Camocim são rígidas. Ele reforça ainda que em janeiro de 2023 terá terminado o cadastro para saber se cada motorista está apto para fazer as viagens.

"Todos os anos a gente renova o cadastro dos condutores de trilha - eles não são guias - de todo o município de Camocim. É um critério bastante rígido. A partir de janeiro de 2023 o município terá concluído o cadastro para saber cada veículo que entra para evitar esses acidentes que acabam manchando a imagem, não só de Camocim, mas de toda a região".

Jovem era guia turístico

O g1 apurou que o adolescente atuava como guia turístico de Jijoca de Jericoacoara, famoso ponto turístico do estado próximo ao local do acidente. Contudo, o jovem não era formalmente credenciado pela prefeitura.

O Corpo de Bombeiros, o Samu e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionados. O trabalho dos bombeiros foi comandado pelo subtenente Alarcon. Um dos sobreviventes foi para um hospital no município de Granja, e os outros foram encaminhados para unidades de Jijoca de Jericoacoara — ambos municípios vizinhos.

"O carro passou do limite da duna, cortou o paredão e caiu lá embaixo. Uma das vítimas entrou em óbito no local mesmo, não resistiu aos ferimentos", disse um bugueiro em entrevista ao g1.

Ainda não há mais informações a respeito sobre como aconteceu o acidente. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente.

Equipes da Polícia Militar (PMCE) e da Perícia Forense (Pefoce) também foram acionadas. A ocorrência está em andamento, e o caso está a cargo da Delegacia Regional de Camocim. 

 Turista de 35 anos morre em acidente em duna em Camocim, no litoral cearense — Foto: Arquivo pessoal

 Turista de 35 anos morre em acidente em duna em Camocim, no litoral cearense 

— Foto: Arquivo pessoal

 

(G1/CE)

 

Postagens mais visitadas