Pais precisam estar atentos a problemas visuais das crianças

 Situações como falta de noção espacial, de profundidade ou altera&cce...

As habilidades visuais favorecem o desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Não se trata de um simples olhar. Segundo pesquisas, o olho é o "hardware" e o cérebro é como um "software" que ajuda a processar a informação recebida. Assim, qualquer problema de visão não detectado logo cedo pode acarretar em danos físicos e psicossociais. Por isso, especialistas chamam atenção para os cuidados com os pequenos.

Conforme Alexis Galeno, médico oftalmologista, os pais precisam reter a atenção aos sinais que seus filhos dão quando apresentam algum problema visual, considerando a faixa etária da criança. Situações como falta de noção espacial, de profundidade ou alteração no campo de visão requer atenção para serem percebidos.

“Na primeira infância (0 a 6 anos) a pouca fixação em objetos ou brinquedos ou alterações como desvios oculares ou alterações no brilho do reflexo vermelho podem significar doenças. Durante o período escolar, a falta de atenção ou dificuldade de aprendizado pode ser secundária e pode ocorrer necessidade de correção com óculos", alerta o oftalmologista.

Repercussões psicossociais

Alexis Galeno ressalta a importância da observação dos pais para perceber se os filhos precisam ou não usar óculos para corrigir problemas. A demora pode gerar graves consequências. Conforme o médico, a visão é essencial para uma boa interação social. A não interação com outras pessoas pode ter relação com o déficit visual, gerando repercussões psicossociais na criança.

“Até meados dos 6 anos existe o amadurecimento da função visual. A presença de grau em apenas um dos olhos pode dar uma falsa impressão de boa visão e aquele olho não corrigido pode não ser estimulado e não se desenvolver corretamente. Gerando prejuízo por toda vida”, explica o médico oftalmologista.

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas