Paraná Pesquisas único que chegou mais perto no 1º turno divulga números da pesquisa no 2º turno

 


Mais duas pesquisas de intenção de voto no segundo turno foram divulgadas nesta terça-feira (25): Paraná Pesquisas e Ipespe. A eleição do segundo turno será daqui a cinco dias, no domingo (30).

O dois levantamentos apontam para uma eleição apertada. Ambos indicam a liderança do ex-presidente Lula, mas com pontos percentuais diferentes. Ontem (24) foram divulgados os resultados de três levantamentos.

Veja os números das pesquisas divulgadas hoje e observe as notas da redação sobre o desempenho dos respectivos institutos no primeiro turno.

Ipespe

Votos totais:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 50%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 44%
  • Nulo/branco/nenhum - 4%
  • Não sabe/não respondeu - 2%

Votos válidos:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 53%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 47%

A pesquisa Ipespe, feita com recursos próprios do instituto, entrevistou 1.100 eleitores do país, por telefone, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento, realizado com recursos próprios do Ipespe, está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08044/2022. 

Nota da redação: No primeiro turno, o Ipespe apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 1º de outubro, véspera das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 49% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Bolsonaro tinha 35%. A margem de erro era de três pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente para o candidato Bolsonaro, que fez 43,2% dos votos válidos no domingo (2) – bastante distante da margem de erro alegada. Lula obteve 48,43% dos votos.

Paraná Pesquisas

Votos totais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 46,3%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 45,9%
  • Nulo/branco/nenhum - 4,8%
  • Não sabe/não respondeu - 3%

Votos válidos

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 50,2%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 49,8%

A pesquisa do Paraná Pesquisas, feito com recursos próprios do instituto, entrevistou pessoalmente 2.020 eleitores em todo o Brasil, entre os dias 20 e 24 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-00525/2022. 

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno das eleições, o Paraná Pesquisas mostrava que Lula tinha 47,1% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) e que Bolsonaro tinha 40%. A margem de erro era de 2,2 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Lula fez 48,43% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,2%. O instituto foi um dos que mais se aproximou do resultado das urnas, embora um ponto fora da margem de erro para o candidato à reeleição.

Postagens mais visitadas