Perícia confirma que corpo encontrado no Guaíba é do piloto de avião que caiu em Porto Alegre

 Helicóptero durante buscas por piloto desaparecido no Guaíba, em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) confirmou, na manhã deste sábado (8), que o exame de necropsia feito no corpo encontrado no Lago Guaíba, em Porto Alegre, na sexta-feira (7), é de Luiz Cláudio Petry, de 43 anos. O piloto estava em um avião monomotor que caiu no local na segunda-feira (3).

De acordo com o tenente Maurício Freitas Leite, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a identificação inicial do corpo foi possível a partir de características físicas, das roupas e dos documentos localizados junto ao cadáver.

"Esses dados fecham com as características do piloto", afirmou.

A vítima foi localizada na região do bairro Ponta Grossa, a cerca de 2 km do local do acidente. Ele estava às margens do Guaíba, no sítio de uma família. Vizinhos entraram em contato com a Brigada Militar (BM), que informou a localização aos demais órgãos de segurança.

As buscas por Petry começaram na segunda-feira, quando houve o registro do desaparecimento. A aeronave havia partido de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, por volta das 17h45. O avião ficou de sete a oito minutos no ar e perdeu contato com a torre do Aeroporto Salgado Filho a poucos quilômetros de pousar no aeroclube do bairro Belém Novo, na Zona Sul da Capital.

Mergulhadores utilizavam um equipamento que detecta objetos no fundo da água. Ao longo dos últimos dias, as equipes de busca localizaram destroços do avião, como parte da cabine, cauda, asas e motor, nas águas do Guaíba. Nesta sexta, os documentos do piloto foram encontrados.

A cor escura da água e a correnteza dificultaram a operação, além da chuva que atingiu a cidade na quinta (6). A profundidade de 10 metros no local era considerada muito alta.

Petry estava sozinho no avião, adquirido junto a um sócio da vítima há seis meses. A aeronave desaparecida é um monomotor modelo Wega 180, com capacidade para até duas pessoas.

O monomotor não precisa de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso, já que é experimental e serve apenas para lazer e voos que ajudem no desenvolvimento de novas tecnologias para a aviação. Conforme o outro dono do avião, Petry fazia um passeio.

Segundo os bombeiros, a aeronave estava em situação regular e ainda não se sabe o que provocou a queda. Os destroços retirados da água serão analisados, e os resultados deverão ser apresentados ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). 

 

G1

Postagens mais visitadas