Avião Beluga é atingido por raio durante decolagem

 Beluga foi atingido por raio durante decolagem no Reino Unido(foto: Reprodução/rede...

O Beluga, maior avião cargueiro do mundo, foi atingido por um raio enquanto decolava nessa terça-feira, 1º. A imagem foi registrada por uma pessoa que estava em solo. O caso aconteceu quando a aeronave decolava de Hawarden, no Reino Unido, com destino Hamburgo, na Alemanha.

Esse é um trajeto comum do Beluga, que liga duas linhas de produção da Airbus. Nas imagens, é possível ver o raio atingindo o nariz e a cauda do avião, enquanto ela sobe. As informações são do portal AEROIN.

Embora pareça assustadora, o fato de aviões serem atingidos por raios durante o voo é algo rotineiro, e não apresenta riscos.

Por replicar as características de uma “Gaiola de Faraday”, os aviões geralmente não sofrem danos diretos de raios, pois a fuselagem é uma espécie de blindagem eletrostática, assim como a carroceria dos carros.

De acordo com a Airbus, o avião seguiu seu trajeto normalmente e uma perícia deverá ser realizada para verificar se o raio não causou nenhum dano.

O avião Beluga esteve em Fortaleza quando fez sua primeira viagem ao Brasil. A primeira vez que a aeronave pousou em solo cearense foi no dia 24 de julho. Em seguida, ele foi até São Paulo.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas