Caso Flordelis: quem são os condenados pela morte do pastor Anderson do Carmo

 Julgamento de Flávio dos Santos Rodrigues (D) e Lucas Cezar dos Santos de Souza, denunciados por envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Flordelis, Lucas Cézar dos Santos Souza, Simone e Flávio dos Santos Rodrigues foram condenados pelo assassinato em si. Os outros quatro, por outros crimes associados caso.

Veja abaixo a lista completa.

  • Flordelis dos Santos Souza: condenada a 50 anos e 28 dias por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada.
  • Simone dos Santos Rodrigues: condenada a 31 anos e 4 meses por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa armada.
  • Flávio dos Santos Rodrigues: condenado a 33 anos e 2 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma, uso de documento ilegal e associação criminosa armada.
  • Lucas Cézar dos Santos Souza: condenado a 7 anos e meio por homicídio triplamente qualificado. Teve a pena reduzida por ter colaborado com as investigações.
  • Carlos Ubiraci Francisco da Silva: condenado a 2 anos, 2 meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto por associação criminosa. Foi absolvido da acusação de homicídio triplamente qualificado.
  • Adriano dos Santos Rodrigues: condenado a 4 anos, 6 meses e 20 dias em regime semiaberto por uso de documento falso duas vezes e por associação criminosa armada.
  • Marcos Siqueira Costa: condenado a 5 anos e 20 dias em regime semiaberto por uso de documento falso duas vezes e por associação criminosa armada.
  • Andrea Santos Maia: condenada a 4 anos, 3 meses e 10 dias em regime semiaberto por uso de documento falso duas vezes e por associação criminosa armada.
  • Rayane dos Santos: inocentada.
  • Marzy Teixeira: inocentada.
  • André Luiz de Oliveira: inocentado.

Flordelis condenada

Neste domingo (13), o júri da 3ª Vara Criminal de Niterói entendeu que Flordelis tramou contra o marido por disputas, na família, por dinheiro e influência.

No mesmo dia, Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica de Flordelis, foi condenada a 31 anos e 4 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa armada.

Um ano antes, outros dois filhos da pastora também tinham sido condenados pelo assassinato:

  • Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico: acusado de atirar no padrasto, foi sentenciado a 33 anos e dois meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma, uso de documento ilegal e associação criminosa armada.
  • Lucas Cézar dos Santos Souza, filho adotivo: apontado por comprar a arma do crime, foi condenado a sete anos e meio por homicídio triplamente qualificado. Sua pena foi reduzida por ter colaborado com as investigações.

Em abril deste ano, Carlos Ubiraci Francisco da Silva , filho afetivo de Flordelis, foi absolvido da acusação de homicídio triplamente qualificado, mas acabou condenado por associação criminosa. Ele pegou dois anos, dois meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto.

No mesmo dia, outros três réus, Adriano dos Santos Rodrigues (filho biológico de Flordelis), Marcos Siqueira Costa (ex-policial militar) e Andrea Santos Maia (mulher de Marcos Siqueira) foram condenados por uso de documento falso duas vezes e por associação criminosa armada.

Adriano foi sentenciado a quatro anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto. Carlos teve pena de dois anos, dois meses e 20 dias de reclusão também em regime inicialmente semiaberto.

O ex-PM Marcos Siqueira Costa recebeu a sentença de cinco anos e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado. A mulher dele, de quatro anos, três meses e dez dias de reclusão também em regime inicialmente semiaberto.

Para todos os condenados cabe recurso.

Julgamento de Flávio dos Santos Rodrigues (D) e Lucas Cezar dos Santos de Souza, denunciados por envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Absolvidos

Rayane dos Santos, neta biológica da ex-deputada e Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, filhos adotivos de Flordelis, também foram julgados ao mesmo tempo que a pastora, e foram inocentados.

Flordelis é condenada a 50 anos de prisão pelo homicídio do pastor Anderson do Carmo


Flordelis é condenada a 50 anos de prisão pelo homicídio do pastor Anderson do Carmo

Veja mais perguntas sobre o caso.

Por que Anderson do Carmo foi morto?

O inquérito da Polícia Civil concluiu que Anderson foi morto por questões financeiras e poder na família. O pastor controlava todo o dinheiro do Ministério Flordelis, hoje rebatizado de Comunidade Evangélica Cidade do Fogo.

Flordelis é uma cantora gospel que fundou a própria igreja, o Ministério Flordelis, da qual se dizia missionária. 

G1

Postagens mais visitadas