Motorista de ônibus é indiciado por homicídio culposo em acidente que matou jovem imprensada

Maria Joyciane Ferreira da Silva, de 20 anos, morreu após ser prensada entre um ônibus e uma grade no terminal do Siqueira, em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

De acordo com o delegado Anchieta Fernandes, do 5º DP e responsável pelas investigações, a perícia realizada no local onde ocorreu o fato e no corpo da vítima, bem como os elementos comprobatórios colhidos durante a investigação policial não deixam dúvidas de se tratar de um homicídio culposo no trânsito.

“Com tudo o que foi investigado e todos os elementos colhidos no curso das investigações, ficou evidente que se trata da possibilidade de um homicídio culposo no trânsito, onde o motorista não previa o risco de produzir o resultado. Contudo, por falta de cuidado, ao fazer uma manobra sem a devida cautela, teria causado o resultado grave”, informou Anchieta.

O delegado explicou ainda que o crime culposo, no caso do homicídio, pode se caracterizar por três elementos: a imperícia, a imprudência e a negligência, mas no caso da morte da jovem, foi constatada a imprudência.

“Dentre os três requisitos, ficou claro a imprudência por parte do motorista. Isso se deu pelo fato dele realizar uma manobra sem a devida cautela. Ficou comprovado, por meio das perícias, que mesmo se a vítima não estivesse no local, ele teria colidido o veículo nas grades do terminal”, disse Anchieta.

O motorista foi indiciado por homicídio culposo no trânsito com aumento de pena por se tratar da condução de um veículo de transporte de passageiros, conforme previsto no artigo 302, parágrafo 1º, inciso IV do Código de Trânsito. O documento foi enviado ao Poder Judiciário onde segue para apreciação.

"Ela morava com o pai em Maranguape, mas há um mês veio morar com a mãe porque tinha conseguido o primeiro emprego em telemarketing. Ela estava muito feliz com o primeiro emprego dela e aconteceu isso. Era uma pessoa muito boa, uma menina alegre, estudiosa, tinha muitos sonhos, que foram interrompidos", afirmou Marcília da Silva, tia da vítima

Após o acidente, a área foi isolada e sinalizada com cones para evitar que os passageiros usem o local como ponto de espera para fazer a travessia para as outras plataformas. As circunstâncias em que o acidente aconteceu não foram informadas.

Acidente

Após o acidente, local onde jovem morreu foi isolado por fita e sinalizado com cones — Foto: Kilvia Muniz

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que o acidente foi causado pelo ônibus que fazia a linha 052 - Grande Circular II. A empresa lamentou o acidente ocorrido e disse que está colaborando para a apuração dos fatos. As imagens do circuito interno de videomonitoramento serão disponibilizadas para a perícia.

A Secretaria da Segurança Pública disse que equipes do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local para tentar socorrer a mulher, mas ela não resistiu aos ferimentos.

Em nota, o sindicato das empresas de ônibus (Sindiônibus) lamentou o ocorrido no terminal e prestou condolências à família da vítima. A entidade informa ainda que está à disposição para colaborar com o caso e prestar quaisquer esclarecimentos, e que irá aguardar o resultado da perícia.



(g1/CE)

Postagens mais visitadas