Policial militar e policial penal estão envolvidos em atos antidemocráticos no Ceará

Ato de apoiadores de Bolsonaro em Fortaleza — Foto: Fabiane de Paula
Foto: Fabiane de Paula

 

Além dos atos no Ceará, autoridades policiais e da Justiça pelo país identificaram uma série de pessoas como organizadoras e participantes de bloqueios ilegais feitos em rodovias federais e em quartéis pelo país.

Os atos foram realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em todo o país desde a derrota no 2º turno da eleição presidencial, no dia 30 de outubro.

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato em Fortaleza

As listas foram enviadas por órgãos policiais e Ministério Público para o Supremo Tribunal Federal, em que um processo apura as responsabilidades sobre os bloqueios golpistas.

No Ceará, o policial penal Abrahao Vinicius Batista Possidonio e o sargento do PM Anderson Alves Pontes Garcias foram identificados como membros desses atos. Os relatórios citam ainda duas empresas como patrocinadores das manifestações antidemocráticas.

Multas e punições

O valor de cada multa é de R$ 17.608,20 para esse tipo de infração de trânsito, considerado gravíssimo – e que gera ao motorista a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, a multa tem valor dobrado, de acordo com o texto da lei.

Somadas, as punições contra organizadores de bloqueios bolsonaristas, de 30 de outubro até 6 de novembro, totalizam R$ 968.451,00.

A lista da PRF aponta que os organizadores dos bloqueios foram multados pelo uso de 31 caminhonetes, oito automóveis, sete caminhões, cinco caminhões-trator, três ônibus e um semi-reboque na interdição de estradas. 

 

 

(g1/CE)

Postagens mais visitadas