Bombeiro desaparece na Praia de Jericoacoara após salvar turista francês

Militar não retornou à faixa de areia da Praia de Jericoacoara após entrar n...
(Foto: MATEUS DANTAS)

 

Um sargento do Corpo de Bombeiros do Ceará de 36 anos desapareceu na noite desta terça-feira, 6, na praia de Jericoacoara, litoral Oeste do Estado, após resgatar um turista francês que participava de uma competição de kitesurf. A corporação realiza operação especial de busca com o apoio da Capitania dos Portos desde o registro da ocorrência, por volta das 18 horas.

Uma testemunha ouvida pelo O POVO relatou que o turista teve problemas com o equipamento de velejo e ficou à deriva no mar até ser salvo pelo bombeiro. Depois de conduzir o homem à faixa de areia, o militar retornou às águas para recolher os acessórios esportivos do francês, mas acabou não regressando para a orla.

“Já estava escurecendo, a gente não conseguiu mais ver ele [o bombeiro] no mar e nem tivemos nenhum sinal de que ele estivesse perto de retornar”, contou o kitesurfista, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, o grupo de velejadores informou o fato ao Comando do Corpo de Bombeiros e pediu que fosse enviado um helicóptero ao local para acelerar as buscas, mas a solicitação não teria sido atendida.

“Entramos em contato e a resposta que recebemos foi que o helicóptero só vai decolar amanhã, mas não nos deram motivos. Se só decolar amanhã, esse cara vai morrer. Ele salvou a vida do nosso amigo e agora a vida dele está em risco”, criticou a testemunha.

Procurado pelo O POVO, o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBM,-CE), coronel Giuliano Rocha, afirmou que a corporação, por padrão, não utiliza helicópteros em buscas noturnas por ser um método “pouco eficiente”.

Segundo ele, a operação de resgate mobiliza “várias equipes” de bombeiros, além de militares da Capitania dos Portos e voluntários civis. As guarnições usam drones, jet skis, botes infláveis e até canoas para percorrer o mar em busca do sargento desaparecido.

“A notícia boa que nos chegou é que ele estava de colete, então, mesmo que fique à deriva na água, é muito provável que ele resista, por ser um sargento, por ser experiente… a tendência é que ele vá para a orla, em determinado momento”, projeta Rocha.

Sem sucesso até às 22h50min, horário em que a entrevista foi realizada, as buscas prosseguem ao longo da madrugada desta quarta-feira, 7, conforme informou o coronel.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas