Cearenses viajam até 6 mil km para encontrar familiares para festas de fim de ano

Gabriela, a irmã e o sobrinho à esquerda; Ana Raquel e os pais à direita. — Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

A tradutora Ana Raquel saiu da Europa e retornou ao Brasil para encontrar os pais. Ela faz mestrado em uma universidade de Lisboa desde setembro, mas a distância já pesou no cotidiano dela e da família, apesar do pouco tempo da mudança. “Eu nunca morei sozinha, sempre estive com meus pais o tempo todo. Então, essa foi a minha primeira experiência sozinha”

“Eles disseram que é muito estranho passar pelo meu quarto e não me ver, porque eu sempre estive aqui. E eu ainda tenho uma tia, que é como uma mãe para mim, que fez a mala e vai passar o tempo todo aqui comigo”, disse a estudante, que veio à Fortaleza para passar Natal e Réveillon.
Os pais de Ana Raquel Romeu também já viajaram para encontrá-la em Portugal. — Foto: Arquivo pessoal
Os pais de Ana Raquel Romeu também já viajaram para encontrá-la em Portugal. — Foto: Arquivo pessoal


O núcleo familiar de Raquel (ela, pai, mãe e tia) tem o costume de passar as festas de fim de ano juntos. “Eu nunca passei o fim do ano sem meus pais. E, além disso, teve outra experiência. Eu fui em setembro e, em outubro e novembro, foi o aniversário do meu pai e da minha mãe. Foram os primeiros aniversários deles que eu não estava presente. Eu inclusive chorei muito”, disse a tradutora.

Realização de sonho

A jornalista Gabriela Santiago fez caminho inverso ao de Ana Raquel: decidiu ir à Europa reencontrar a irmã e o sobrinho. “De início, a ideia era vir direto para Barcelona para passar o Natal com eles. Só que eu decidi ir para Paris passar dois dias; passei o Natal sozinha. Fiz amizade com uma menina do avião e a gente curtiu o Natal lá”, explicou a jornalista, que fez alterações no plano inicial, mas encontrou a irmã e o sobrinho dois dias depois.

“Eu amo estar com minha família e amo viajar, então aproveitar essas festas de fim de ano ao lado da minha irmã e do meu sobrinho aqui é muito especial, principalmente porque uni as duas coisas”, comentou.
Gabriela Santiago decidiu unir o sonho de viajar à Europa com a vontade de encontrar os familiares. — Foto: Arquivo pessoal
Gabriela Santiago decidiu unir o sonho de viajar à Europa com a vontade de encontrar os familiares. — Foto: Arquivo pessoal


“A última vez que eu vi a minha irmã e meu sobrinho foi no ano passado quando eles foram para Fortaleza. A gente planejou, e se encontrou aqui em Barcelona. Vamos ficar aqui até o dia trinta e depois eu volto pro Brasil. Não vou passar o réveillon. Na verdade, eu vou passar o Réveillon no avião. Provavelmente eu devo a chegar em Fortaleza umas duas horas da manhã do dia 1º”, disse Gabriela, que sacrificou o momento da virada de ano para conseguir realizar o sonho de ir encontrar a irmã na Espanha.

Apesar da felicidade pelo sonho, ela não escondeu a saudade que sentiu na noite do dia 24. “Fiquei um pouco triste na noite de Natal por não estar em Fortaleza, celebrando com o resto da família e comendo a comida deliciosa da minha mãe, mas decidi que queria viver isso esse ano, realizar umas das metas que tracei. Tem sido muito legal essa experiência”, declarou.

Movimentação internacional

Fortaleza deve receber o triplo de passageiros do ano passado

Fortaleza deve receber o triplo de passageiros vindos do exterior se comparado a igual perído do ano passado, segundo a Secretaria do Turismo (Setur). Até 31 de dezembro, estima-se que passem mais de 250 mil viajantes provindos do exterior, contra 68,4 mil do ano passado — até 31 de dezembro.

Em 2022, além de estrangeiros, embarcaram e desembarcaram 5,5 milhões de brasileiros, totalizando 6,6 milhões de passageiros. O volume representa uma alta de 45,7% em relação ao observado no ano anterior. 

 

 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas