Corpo de Bombeiros realiza primeira formatura de núcelos do projeto JBV em Ipueiras

 

Na noite desta terça-feira (20), se realizou a primeira formatura de conclusão dos formandos do curso Jovem Brigadista de Valor (JBV) de 2022 em Ipueiras. A cerimônia iniciou às 19h30 com a apresentação dos formandos no ginásio da Escola de Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos no distrito de Balseiros.

A solenidade contou com as presenças do Tenente-Coronel do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano Homero Catunda, do Capitão Wanderlei Aguiar do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Ipueiras. do Tenente André Luiz, como também do diretor da Instituição Francisco Herbert.

A turma que encerrou o ciclo do JBV em 2022 na EFA, é composta por cerca de 40 alunos da escola, que residem em regiões próximas a Ipueiras como também de municípios vizinhos.

O certificado de amigo do JBV, pelos relevantes serviços prestados à instituição e aos projetos sociais. O diploma simboliza o reconhecimento do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE quanto à importância da cooperação entre a comunidade civil e militar.

Um pouco mais sobre o JBV

O projeto jovem brigadista de valor – jbv tem a missão de contribuir na formação das crianças e adolescentes de ambos os sexos. Na faixa etária de 14 a 17 anos. Utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora.

Estes jovens são capacitados para dar o primeiro atendimento, acionar o socorro adequado para o local do sinistro, a vítimas de acidentes, essencialmente prestando atendimento inicial em emergência pré-hospitalar e combate a princípio de incêndio, além de serem estimulados a promoverem o trabalho voluntário em sua comunidade e a zelar pela prevenção de acidentes no lar, fortalecendo uma cultura prevencionista na sociedade cearense.

Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV). Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.

Atualmente atendemos 4.839 brigadistas em 132 núcleos, sendo 41 em fortaleza, 25 na região metropolitana de fortaleza e 66 no interior do Estado do Ceará.

 

 

(O Regional)

Postagens mais visitadas