Diplomação de Lula e Alckmin é oficializada pelo TSE; presidente eleito chora em discurso

Lula e Alexandre
Foto: EVARISTO SA / AFP
 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados na tarde desta segunda-feira (12) em solenidade no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Em seu discurso, Lula chorou ao falar sobra a chegada de seu terceiro mandato presidencial.

Na entrada de Lula e Alckmin, houve uma salva de palmas prolongada. A sessão solene foi aberta pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Após a execução do Hino Nacional, Moraes iniciou a entrega dos diplomas ao presidente da República eleito e ao seu vice para o começo dos discursos. 

Alexandre de Moraes Alckmin

Legenda: Alckmin foi diplomado como vice-presidente eleito

Foto: Evaristo Sa/AFP


A cerimônia oficializou o resultado das eleições e o fim do processo eleitoral, formalizando Lula e Alckmin para o mandato de 2023-2026. Com a diplomação, ambos estarão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro. 

Além dos representantes eleitos, estão presentes todos os ministros do TSE, a futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e os futuros ministros, como Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa), Rui Costa (Casa Civil) e Mauro Vieira (Itamaraty). Segundo o tribunal, cerca de mil pessoas foram convidadas para acompanhar a cerimônia. 

Lula chora em discurso

No início do discurso, Lula cumprimentou as autoridades presentes e depois iniciou declarações emocionadas. Chorando, o presidente eleito falou sobre a honra de poder presidir o Brasil pela terceira vez. 

Esse diploma que recebi não é um diploma do Lula presidente, é o diploma de uma parcela significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país. [...] Na minha primeira diplomação em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário o diploma [presidencial]

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente eleito do Brasil

Lula chorando em discurso de diplomação
Foto: Evaristo Sa/AF´


O discurso de Lula durou cerca de 15 minutos. Após a fala do presidente, o presidente do TSE Alexandre de Moraes retomou a falou sobre o processo democrático das eleições e condenou ataques ao sistema eleitoral. "O Brasil encerra mais um ciclo democrático". 

Moraes condenou os atos contrários ao resultado do pleito e os chamou "criminosos ataques antidemocráticos ao sistema eleitoral". Segundo o ministro, os responsáveis por esses atos serão punidos. 



(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas