Prefeitura de Cascavel decreta calamidade pública por falta de aprovação de verba

 Vereadores são escoltados pela polícia militar na saída da Câmara, em meio a protesto por não aprovação de orçamento extra na cidade de Cascavel. — Foto: Reprodução

 

A Prefeitura de Cascavel decretou, nesta quinta-feira (22), estado de calamidade pública após a rejeição do projeto de lei que solicitou um orçamento extra para a cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

No documento, o prefeito Tiago Ribeiro declarou "situação de emergência" administrativa orçamentária e financeira no município, o que atinge a continuidade da prestação de serviços públicos. A calamidade tem validade até 31 de dezembro.

Em meio ao impasse, a cidade sofre:

  • falta de coleta de lixo;
  • horário de atendimento reduzido nos postos de saúde;
  • suspensão de matrículas nas escolas públicas;
  • redução do transporte de pacientes, entre outros serviços públicos afetados.

O estado de calamidade pública é uma situação anormal, em que a capacidade de ação do poder público fica comprometida. Ele pode ser decretado em função de desastres provocados pela natureza ou por motivos sociais e/ou econômicos.

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, o projeto dos recursos complementares, de autoria do prefeito, foi rejeitado na Câmara Municipal. A matéria teve três votos favoráveis contra cinco desfavoráveis, além de uma abstenção.

Em virtude da urgência, a Câmara já havia tentado votar a medida em outras duas oportunidades, porém sem sucesso. Na quarta-feira (20) a sessão foi suspensa devido a um protesto da população e os vereadores tiveram que sair escoltados pela polícia. (Assista no vídeo acima.) Na segunda-feira (19) a votação não ocorreu por falta de quórum.

Impasse

Serviços públicos de Cascavel estão sem funcionar

O município está enfrentando problemas há pelo menos duas semanas devido o impasse no orçamento. De um lado, a gestão municipal informa que tem dinheiro em caixa, mas precisa da aprovação de um valor complementar, pois o valor da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi excedido.

Já os vereadores que foram contrários a aprovação da suplementação pedem mais transparência nos valores. 

 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas