Programa da SSPDS promove plantio de 320 mudas nativas e ornamentais no Cisp

 

O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) recebeu, na tarde desta quarta-feira (7), o plantio de 320 mudas nativas e ornamentais. A iniciativa faz parte do Programa Novos Ares que visa a prevenção e o cuidado com meio ambiente. No local, 200 mini ixoras e 120 mudas ornamentais foram plantadas em uma área de 80 metros quadrados. 

O objetivo foi neutralizar a emissão de 52,80 toneladas de gás carbônico (CO2) emitidas pela pasta do Governo do Ceará, em 2021. O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales, falou sobre a importância do programa e o trabalho da SSPDS voltado para a preservação do meio ambiente.

“Temos uma gestão focada nos resultados, na redução dos índices de criminalidade, mas, também, em ações sustentáveis. Pensando nisso, fizemos um levantamento a partir de dados referentes à emissão de dióxido de carbono coletados em 2021, sobre transporte aéreo, consumo de combustível e energia elétrica. Com isso, atendemos mais uma etapa do Programa Novos Ares, com plantio de mudas, que traz inúmeros benefícios para a população e o meio ambiente”, ressaltou o secretário executivo. 

Sustentabilidade

O cálculo leva em consideração a emissão de 6.410,53 kg de CO2 em decorrência do transporte aéreo nacional; 12.012,00 kg de CO2 relativos ao consumo anual de gasolina; e 34.373,10 kg de CO2 em decorrência do consumo de rede elétrica. Conforme estudo elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip/SSPDS), não houve utilização de equipamentos que utilizem GLP (gás liquefeito de petróleo) ou GNV (gás natural veicular). O resultado teve como base um aplicativo da “ONG SOS Mata Atlântica”.

“Em 20 anos, sete mudas plantadas têm o potencial de resgatar uma tonelada de carbono. Ações como essa, geram uma consciência coletiva nos servidores e colaboradores da secretaria”, explicou a orientadora de célula Cogep, Karla Secundino. 

O gestor da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho, também falou sobre o projeto de sustentabilidade da SSPDS com o plantio de árvores. Ele destacou a proposta que visa reforçar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, além de ressaltar a responsabilidade que a pasta tem com a natureza. 

“A ação reflete na compensação da emissão de dióxido de carbono que é feita a partir das ações das Forças de Segurança Pública, considerando as operações que são realizadas para diminuir os índices de criminalidade. A SSPDS vem desenvolvendo essa ação, a partir dos dados do consumo de combustível dos veículos, consumo de energia elétrica, entre outras ações de sustentabilidade para termos um meio ambiente para as novas gerações”, ressaltou ele.  

Participaram da solenidade do plantio de mudas, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales; o gestor da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), José Helano Matos Nogueira; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS; o coronel Darley Sousa, o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), coronel Aristóteles Coelho. 

Também estiveram presentes, a delegada Socorro Portela, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins, o coordenador de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), o tenente-coronel Teógenes Coelho, o coordenador de Segurança Orgânica e Logística (Cosol), coronel Adriano Gurgel, além do gestor da Coordenadoria de Administração e Finanças (Coaf), Alexandre Moreira, servidores e colaboradores da SSPDS.

Programa

Em dezembro do ano passado, a SSPDS lançou o programa no Parque Botânico do Ceará, em Caucaia. A ação promoveu os plantios de 200 mudas de ipês roxo e amarelo, aroeira, araticuns de brejo e timbaúbas que foram plantadas em uma área de 300 metros quadrados do parque estadual. O objetivo foi neutralizar a emissão de 27,61 toneladas de gás carbônico (CO2) emitidas pela pasta do Governo do Ceará, em 2020.  (SSPDS)

Postagens mais visitadas