Quem foi o padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova, que morreu em SP

Monsenhor Padre Jonas Abib / Foto: Arquivo CN

 

Fundador da comunidade católica Canção Nova, o monsenhor Jonas Abib morreu aos 85 anos, na noite dessa segunda-feira (12/12), em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.

O líder religioso havia deixado o hospital na última quinta (8) após ficar um mês internado para tratamento de uma pneumonia. Ele também seguia desde 2021 um tratamento quimioterápico de um mieloma (tipo de câncer).

Quem foi Jonas Abib

O monsenhor foi fundador e líder da comunidade católica Canção Nova, e se tornou um importante líder religioso que mobilizava milhares por meio de seu trabalho de evangelização, desenvolvido especialmente com jovens.

Nascido no interior de São Paulo, ele fundou a comunidade em 1978, junto com um grupo de jovens. Pouco tempo depois, a Canção NOva passou a atuar nos meios de comunicação, com uma rádio em Cachoeira Paulista, e que atualmente abrange todo o país.

O espaço da Canção Nova no interior de São Paulo era visitado por milhares de pessoas em busca de encontros religiosos, como retiros, e momentos de orações. Em 2004, Monsenhor Jonas Abib inaugurou o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, local para mais de 80 mil pessoas.

Além da Canção Nova, Jonas Abib também era presidente da Fundação João Paulo II e membro do Conselho da Renovação Carismática Católica do Brasil.

Encontro com o papa

Em 2002, ele esteve com o Papa João Paulo II, encontro que foi considerado por ele como uma confirmação de sua missão. Em 2005, participou dos funerais do papa, no Vaticano, e acompanhou o processo de eleição de Bento XVI.

O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2007 a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título é dado pelo papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.

Em 2008, a comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício, em Roma, no Vaticano. Desde então, é considerada uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, que significa estar a serviço não somente da Igreja local (arquidiocese ou diocese), mas a serviço da Igreja no mundo inteiro.

Seis anos depois foi assinado o decreto que concedeu à Canção Nova o Reconhecimento Definitivo do Vaticano.

Presidência da República presta homenagem

O governo federal, por meio da Presidência da República, prestou condolências aos familiares e amigos da Comunidade Canção Nova pelo falecimento de Jonas Abib.

“Modelo de Sacerdote, o Padre Jonas foi um fiel servo de Deus, totalmente devotado ao ideal de conduzir almas à salvação mostrando-lhes o Cristo por meio de seu exemplo. Fundador de uma das maiores comunidades católicas do mundo, desempenhou papel fundamental no acolhimento das pessoas para a melhoria de suas vidas e, consequentemente, melhoria do nosso país”, diz a nota.

E continua: “O Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força, fé e perseverança a toda a “família Canção Nova” para superar esse difícil momento e continuar cumprindo a missão abraçada pelo Monsenhor Jonas Abib”.

 

 

 (Metrópoles)

Postagens mais visitadas