Aos 10 anos, menino já leu mais de 1 mil livros: 'Leio por paixão'

 

Menino de dez anos conta que leu 700 livros em 2022


Apaixonado pela leitura, o estudante do ensino fundamental de apenas 10 anos, Gustavo Henrique Santana Marques, que mora em São Patrício, no norte de Goiás, comemora ter alcançado o número de 700 livros de literatura infantil lidos em 2022, totalizando mais de 1 mil em três anos. Para justificar tamanha quantidade, o menino resume que sua motivação vem de uma grande paixão pela leitura e pelas histórias que conhece nesse processo.

"Enquanto você está lendo, é possível se sentir um viajante dentro da história", disse Gustavo.

Gustavo aprendeu a ler aos 6 anos e desde então, por incentivo e inspiração em seus pais, desenvolveu o hábito e a paixão pela leitura.

"Sempre vejo minha mãe lendo muito e peguei o costume dela", relata o menino.
Gustavo Henrique Santana, seu galo de estimação e um dos livros lidos em 2022, em São Patrício, Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Taís Batista Santana Marques

Gustavo Henrique Santana, seu galo de estimação e um dos livros lidos em 2022, em São Patrício, Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Taís Batista Santana Marques

Só em 2022, o menino leu mais livros que nos últimos dois anos, período em que ele "devorou" cerca de 600 livros. Toda essa quantia, segundo sua mãe, Taís Batista Santana, é referente a livros que ele e sua mãe buscam na biblioteca da biblioteca municipal da escola Dom Pedro I.

Para conseguir conciliar a quantidade de livros a serem lidos com os estudos e o tempo de brincar, o menino conta ter horários definidos para realizar cada tarefa. O período de leitura de Gustavo em 2022, segundo ele, era de pelo menos duas horas ou mais por dia.

Gustavo Henrique e o último livro lido por ele em 2022, em São Patrício, Goiás .

Orgulhosa do filho, Taís enxerga o marco de 700 livros lidos em um ano, totalizando mais de 1 mil livros em três anos, como resultado da dedicação, esforço e foco do menino.

"Eu como mãe sinto muito orgulho do meu filho. Ler 700 livros não é para qualquer criança. É o resultado de muita dedicação, esforço, determinação e foco", opinou.

Apesar da grande quantidade de livros lidos e de ter considerado "a melhor sensação da vida" ter alcançado tal marca de leitura, ele explica não ter fixado uma meta em número a ser batida em 2023. De acordo com Gustavo, o objetivo dele é continuar lendo por paixão.

"Não tenho meta. Vou continuar lendo só por paixão. A leitura é a melhor forma de você atrair conhecimento enquanto você se diverte com a história", disse.

Gustavo Henrique Santana com os últimos livros que leu, em São Patrício, Goiás 

G1

Postagens mais visitadas