Ceará é um dos estados que mais mata travestis pelo sexto ano seguido

Ceará é o segundo estado que mais mata travestis em 2022, aponta estudo — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

 


O Brasil teve 131 pessoas trans assassinadas em 2022, uma média de 11 por mês, segundo relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). As vítimas foram 130 mulheres trans/travestis e 1 homem trans. O índice faz do país o mais violento do mundo contra esse público, conforme o estudo.

Já o Ceará é o segundo estado que mais mata travestis no país, com 11 vítimas mortas em 2022, o mesmo número registrado em São Paulo.

Já em 27 de junho, véspera do Dia do Orgulho LGBTQIA+, uma travesti foi morta a tiros e outra espancada em ações distintas ocorridas em Fortaleza. A vítima, conhecida como Cromada, era amiga do ator Silvero Pereira, que faz o "Zaquieu"no remake da novela Pantanal. Em publicações no Instagram, Silvero falou sobre o crime e fez uma homenagem para a amiga.

Desde 2017, quando a associação passou a fazer esse levantamento, o Ceará alterna entre segundo, terceiro e quarto lugar entre os estados mais violentos contra travestis. Em 2020, foram 22 travestis vítimas de mortes violentas. 

 

(g1)

Postagens mais visitadas