Condenado por chacina que fugiu de viatura policial é recapturado com armas e munição no Ceará

 Izaias Maciel da Costa, o "Mucuim", foi recapturado com armas e munições na cidade de Horizonte. — Foto: SSPDS/ Divulgação

 

Um dos condenados a 207 anos de prisão por participação na Chacina de Quixeramobim que fugiu em novembro 2022 após arrombar a grade e pular da viatura em movimento logo após o julgamento, foi recapturado nesta quarta-feira (18), em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza.  

Izaias Maciel da Costa, o "Mucuim", foi preso na companhia do irmão Iago Maciel da Costa. A polícia apreendeu com a dupla duas pistolas, um fuzil, centenas de munições de calibres variados, dois carros roubados e sinais identificadores adulterados.

Mais detalhes sobre a ação das forças de segurança que levou a prisão de Izaias serão divulgados nesta quinta-feira (19), em uma coletiva na Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil.

Fuga

Vídeo mostra viatura vandalizada após fuga de condenados depois de julgamento no Ceará

Em 25 de novembro de 2022, Izaias, Fábio e Mateus foram condenados por homicídios qualificados por motivo torpe — disputa de facções criminosas — e recurso que impossibilitou defesas das vítimas, bem como por integrarem organização criminosa em julgamento ocorrido em Fortaleza.

Após a sessão, o trio foi escoltado e levado ao carro da polícia para serem conduzidos à Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL 3), em Itaitinga.

À época, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que os três internos retornavam de uma audiência judicial e teriam arrombado a grade da cela do veículo e pulado da viatura em movimento.

Condenados a 207 anos de prisão são indicados em peças com identidade visual do governo estadual. — Foto: Reprodução

Conforme a Secretaria, havia quatro policiais penais responsáveis pela escolta, devidamente armados, treinados e equipados. Eles, contudo, só perceberam a fuga ao chegarem a unidade prisional.

Na sequência, equipes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) iniciaram buscas para tentar recuperar os fugitivos, a qual contou com drones e câmeras termais. Além disso, o órgão comunicou ter aberto uma "investigação interna rigorosa" para apurar o ocorrido e encaminhado a situação para a Delegacia de Assuntos Internos (DAI).

Casa em Quixeramobim foi invadida e quatro pessoas foram assassinadas — Foto: Arquivo pessoal

A chacina ocorreu em 28 de junho de 2018, por volta das 20h30, no Assentamento Irmã Tereza, no Bairro Conjunto Esperança, em Quixeramobim. Na ação criminosa, um grupo de homens encapuzados chegou em carros e motos ao local, atirando contra pessoas que estavam em uma casa.

Três mulheres — uma delas adolescente — e um homem morreram na hora: Antônia Damila Alves Pereira (25), que respondia por tráfico ilícito de drogas; Francisco Neto Lopes de Sousa (22), com passagem por homicídio doloso; Antônia Heyla Ferreira Galdino (20), sem antecedentes criminais; e Débora Mayra do Nascimento de Souza (16), também sem antecedentes.

Além do quarteto, um homem de 52 anos também foi atingido pelos tiros. Ele, contudo, foi levado por moradores das redondezas para uma unidade hospitalar do município. 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas