Hospital Regional Norte celebra dez anos com mais de 480 mil atendimentos nas emergências

Referência para casos de média e alta complexidade, o Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completa dez anos de funcionamento nesta quarta-feira (18). Inaugurado em 2013, o equipamento, situado em Sobral, já alcançou, até 2022, 480 mil atendimentos nas Emergências Adulto e Pediátrica. A unidade, administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), possui cerca de 2.300 colaboradores – entre celetistas, cooperados, terceirizados e pessoas jurídicas.

Unidade possui assistência 24 horas em urgência e emergência

O HRN é o segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará fora da Capital e o maior em área do interior do Nordeste. A estrutura assiste cerca de 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios do Norte do Estado.

Com capacidade operacional de 457 leitos de observação e internação, a unidade é constituída por serviços finalísticos, de apoio e gerenciais, e oferece assistência 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades.

O complexo é modelo em Clínicas Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal; Unidades de Médio Risco e de Cuidados Especiais Adulto; e em atendimento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) – casos agudos e subagudos.

O equipamento também é referência única para urgências e emergências pediátricas, clínicas e cirúrgicas em adultos. O hospital possui, ainda, leitos de Neonatologia e o Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) para assistência obstétrica de pacientes encaminhadas pela Central Estadual de Regulação ou vinculadas a serviços parceiros.

Acreditado com Excelência

Em 2019, o HRN recebeu o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O título atesta o cumprimento de padrões de qualidade e segurança do paciente, de gestão integrada, com uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional. O certificado é válido por três anos.

Segundo o diretor-geral, Daniel Hardy Melo, o HRN tem gerado um impacto substancial para os habitantes da região. “Além do efeito positivo na prestação do atendimento da população, o hospital avançou na qualidade da gestão dos serviços, bem como nos aspectos relacionados à segurança de pacientes. Além da acreditação, desenvolvemos projetos importantes do Ministério da Saúde junto a hospitais de referência no País. Agradecemos aos nossos profissionais pelo envolvimento e pelo comprometimento, e aos nossos parceiros pelo apoio permanente nos desafios diários”, disse.

Residências

Residência Médica no HRN qualifica força de trabalho no Interior desde 2021

No início de 2021, o HRN iniciou o primeiro programa de Residência Médica para capacitação de novos especialistas nas áreas de Terapia Intensiva, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Clínica Médica. A iniciativa integra o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, cuja proposta é qualificar a força de trabalho da Saúde no interior cearense. O projeto é uma parceria da Sesa com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Em maio de 2022, o hospital passou a integrar a experiência Lean nas Emergências, do governo federal. Em seu sexto ciclo, o projeto visa a melhorar a capacidade dos serviços de urgência e emergência, otimizando a rotatividade de leitos.

 

 

 

Postagens mais visitadas