Governador Elmano de Freitas inaugura Centro de Educação Infantil em São Benedito

 

Investimento na educação desde a primeira infância. O município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, recebeu, na tarde desta quinta-feira (23), um novo equipamento de educação, o 113º Centro de Educação Infantil (CEI) do Ceará.

O equipamento tem o objetivo de ampliar o acesso e a permanência de crianças em uma instituição própria da Educação Infantil, fortalecendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social.

“É muito importante estarmos aqui hoje inaugurando esse CEI em São Benedito, porque vai beneficiar cerca de 200 crianças. É investindo desde essa primeira fase, que teremos resultados e iremos cada vez mais melhorar a educação do nosso Estado”,  ressaltou o governador Elmano de Freitas. “O nosso sonho é que toda a rede de educação do Ceará seja em tempo integral, e é pra isso que estamos trabalhando”, completou.

Filha de São Benedito e com história na educação local, a senadora da República, Augusta Brito, não escondeu a felicidade em participar desse momento em sua cidade natal.

“Para mim, é muito importante, estar aqui hoje, e é com muita honra que vejo a evolução da educação na nossa região. Porque para além de dar oportunidade para essas 200 crianças de terem esse ambiente para se desenvolver, nós também garantimos que a mãe dessas crianças tenham mais oportunidades podendo deixar seus filhos em um lugar confiável e cheio de amor”, pontuou a senadora.

Para além da educação

Durante o evento de inauguração, a diretora do CEI Rosa Gomes de Medeiros, Dariana Jorge, destacou que o equipamento de educação para crianças na fase da primeira infância vai muito além de apenas educação, ele entrega dedicação e amor aos pequenos.

“Nós estamos aqui para atentos não só ao aprendizado, mas também as causas sociais de cada família”, ressaltou a diretora. “A primeira infância é uma fase de extrema importância para as crianças, porque, além de ensinarmos, nós aprendemos. Em 23 anos na educação, aprendi que não existe educação sem amor”, completou Dariana, citando o patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

O Centro faz parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), que reúne recursos do Governo do Estado do Ceará e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com área de área de 631,56 m², o equipamento passa a atender 200 crianças, por dia, e recebeu investimento de R$ 1.894.449,54.

O CEI, ligado à Secretaria da Proteção Social (SPS), é apenas uma das diversas formas que o Governo do Ceará chega ao povo de São Benedito, como destacou o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Sandro Camilo.

“É uma honra estar aqui inaugurando mais um CEI. Ja são 113 CEIs inaugurados em todo o Ceará. O Governo do Estado chega a população de São Benedito com vários outros projetos, como o Cartão Mais Infância, que quase 1.500 famílias do município recebem. Também chegamos a 2.031 famílias de São Benedito com o Vale-Gás. E isso não para por aqui, porque pretendemos a chegar em muitas outras famílias”, pontuou o secretário.

Pelo Programa Mais Infância, ligado a SPS, já foram inaugurados 536 equipamentos. Entre eles, estão os 113 CEIs; as 204 brinquedopraças; as 150 Brinquedocreches; 32 Praças Mais Infância; 22 Núcleos de Estimulação Precoce; duas Fábricas do Mais Nutrição; seis estações do Praia Acessível; quatro Complexos Mais Infância; uma Cidade Mais Infância; um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Estrutura

O novo CEI conta com quatro salas de atividades, banheiros e áreas de banho infantil, dormitório, berçário, lactário, fraldário, trocador, e parque infantil. No bloco de serviços, constam refeitório, cantina e cozinha.

O prefeito Saul Maciel, que esteve presente no evento junto ao governador, mostrou gratidão pelo equipamento de educação. “Hoje, já temos 200 crianças matriculadas. Para nós, é uma grata satisfação saber que os pais podem confiar na educação pública de São Benedito, porque jamais será pensada em segundo plano”, concluiu.

 

 

Postagens mais visitadas