O assunto que viralizou nas redes sociais de Santa Quitéria nesta quinta-feira (23/02) foi uma licitação aberta pela Prefeitura Municipal, para a compra de itens alimentícios a serem distribuídos para secretarias e outras repartições públicas.
Dentre os produtos que despertaram a atenção, estavam pirulitos, chocolates, bombons recheados e outros doces, cujo valor chegaria a R$ 142.186,08, o que levantou comentários sobre estas aquisições e para onde seriam direcionados conforme a demanda. Mas não contempla somente estes, há outros tipos como arroz, feijão, carnes, cereais, frutas, legumes, sucos, chás e muito mais.
Considerando todos os itens que constam na proposta, o valor estimado é de R$ 5.367.346,60, mas de acordo com a administração, será considerada a menor proposta por lote/item. Justificaram, por meio de nota, os programas e serviços da Proteção Social, Educação, Saúde e demais pastas, compreendendo um público de 19 mil pessoas atendidas/mês, além de datas comemorativas e campanhas específicas.
Conforme a secretária de Planejamento, Janiele Feijão, o quantitativo, neste caso específico, foi elaborado por nutricionistas e responsáveis técnicas habilitadas para essa função, revisado pelo setor de planejamento e com parecer jurídico.
“Importante ficar claro, que não ocorreu nenhuma compra até o momento, tendo em vista que não foi concluído o processo licitatório e dessa forma não houve custo para o município”, afirmou a titular, ao explicar que a licitação é um processo obrigatório para qualquer contratação e compra pública e que não representa obrigatoriamente que tudo será comprado.
O posicionamento da Prefeitura conclui que “não existe erro no planejamento do quantitativo anual e tão pouco nos valores, visto que são estimados pela cotação média de mercado”.
(A Voz de Santa Quitéria)