Presos são autuados por tentativa de homicídio de outro detento

 Câmeras de vigilância flagraram tentativa de homicídio contra preso na Unidade Prisional Profe...

 

Dois presos da Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (antiga CPPL III), em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), foram autuados em flagrante pela tentativa de homicídio de um outro preso. O caso ocorreu no último dia 26 de janeiro. Foram autuados: Francisco Jean Oliveira dos Santos, de 27 anos, e Eduardo da Silva Marques, de 31 anos.

Câmeras de vigilância da unidade flagraram a ação. As imagens mostram os detentos agredindo Renan Lemos dos Santos, de 30 anos, com auxílio de algum objeto não identificado. Dois outros presos aparentam estar dando cobertura à ação.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o crime ocorreu enquanto os presos voltavam às suas celas após atendimento jurídico corriqueiro. Policiais penais intervieram e fizeram cessar as agressões.

Ambos os presos foram encaminhados à Delegacia de Combate às Ações Criminosas (Draco) para que fosse lavrado Auto de Prisão em Flagrante (APF). “O preso vitimado pelo ataque recebeu atendimento médico imediato e hoje se encontra com a saúde plena e recuperada”, informou a SAP.

Conforme o APF, o crime teria ocorrido porque os presos são integrantes de facções rivais. A defesa dos autuados, inclusive, solicitou o relaxamento da prisão deles, já que considerou a conduta da Unidade irregular ao “ter colocado determinados presos que possuem divergências fora da unidade, junto dentro do mesmo quadrante”.

Também foi solicitado o envio do caso à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). A Justiça indeferiu ambos os pedidos. No segundo caso, o juiz José Valdecy Braga de Sousa afirmou que “eventuais ilegalidades ocorridas podem ser apuradas a posteriori”.

Renan Lemos foi apontado no inquérito policial nº 326-18/2022, da Draco, como “conselheiro” da facção criminosa conhecida como Massa Carcerária ou Neutros, surgida após um racha no Comando Vermelho (CV) — organização à qual pertenceriam Eduardo e Francisco Jean.

Manifestação

Uma manifestação foi convocada por familiares de presos, através das redes sociais, para a manhã dessa quarta-feira, 8. Entre as reivindicações do protesto estão a volta das visitas íntimas e que haja separação entre presos de facções diferentes. A manifestação deverá ocorrer em frente ao Complexo Penitenciário de Itaitinga. 

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas