O pagamento dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) dos professores do Ceará foi realizado nesta quarta-feira (1º). A informação foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas (PT).
"O dia tão esperado para professores e professoras do Estado do Ceará chegou. O pagamento dos precatórios do Fundef está sendo realizado na folha salarial de fevereiro, que é paga neste dia 1º. No total, serão beneficiados cerca de 50 mil profissionais da educação", publicou Elmano na rede social.
Vão ser beneficiados os profissionais do magistério que estavam em efetivo exercício na educação básica estadual entre agosto de 1998 e dezembro de 2006. Mais de R$ 709 milhões vão ser destinados aos pagamentos dos profissionais, o valor corresponde a 60% dos precatórios do Fundef que o Ceará tem direito.
Os 40% restantes dos precatórios vão ser aplicados na ampliação da estrutura de ensino em tempo integral no Estado. Ao todo, esse outro montante corresponde a R$ 472,8 milhões.
Beneficiário sem vínculo
O governador ressaltou que no caso de beneficiário que está sem vínculo com a Secretaria da Educação, o abono será pago por meio de pagamento administrativo, com depósito em conta-corrente de sua titularidade no Banco Bradesco.
Quem está nessa situação, precisa acessar o Sistema Precatórios e preencher seus dados com documentos comprobatórios anexados (RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante dos dados de agência e conta-corrente).
Já os herdeiros dos beneficiários devem procurar as Coordenadorias Regional de Desenvolvimento da Educação (Credes) ou a própria sede da Secretaria da Educação, no setor de protocolo.
"Valorizar a educação é também reconhecer o grande trabalho que os professores e professoras fazem pela nossa juventude", disse Elmano.
(G1/CE)