Vacina bivalente contra Covid será aplicada em grupos prioritários a partir de segunda no Ceará

Vacinação bivalente contra a Covid será aplicada em grupos prioritários a partir de segunda-feira no Ceará  — Foto: Divulgação

 

A dose de reforço bivalente contra a Covid-19 será aplicada no Ceará em grupos prioritários a partir de segunda-feira (27). O imunobiológico da Pfizer/Comirnaty já foi distribuído para todos os municípios, que irão realizar a vacinação simultaneamente. 

"Segunda-feira, em todos os postos de saúde, procure um para se vacinar. Se você ainda não tomou a segunda dose, procure a segunda dose e daqui a quatro meses vocês recebem a [vacina] bivalente. Não vai faltar vacina, o presidente Lula já garantiu. São 700 mil vacinas pro Ceará, mais de 200 mil já chegaram", disse o governador Elmano de Freitas, em transmissão nas redes sociais, nesta sexta-feira (24).

De acordo com o Programa Nacional de Vacinação 2023, do Ministério da Saúde (MS), a aplicação está dividida em cinco fases, todas elas contemplarão pessoas a partir de 12 anos que fazem parte de grupos prioritários.

As etapas da campanha de vacinação estão divididas da seguinte forma:

  • Primeira fase (27 de fevereiro): podem se vacinar indivíduos imunocomprometidos; acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e idosos com 70 anos ou mais;
  • Segunda etapa: a campanha será voltada para pessoas de 60 a 69 anos.
  • Terceira etapa: público-alvo são gestantes e puérperas. Depois, serão vacinados profissionais da Saúde
  • Quarta etapa: contempla pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
  • Quinta etapa: pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta do MS é vacinar 90% desses grupos.

O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus – a original e as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5. Este imunizante integra a segunda geração de vacinas contra a doença.

Vacinação

Para receber o reforço bivalente, no entanto, é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes, com as duas doses.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses monovalentes (D1 + D2). Após isso, com intervalo de quatro meses da última aplicação, o reforço bivalente Pfizer/Comirnaty poderá ser administrado.

Já pessoas que completaram o esquema primário ou que receberam uma ou duas doses de reforço estão aptas a receber a vacina bivalente, também respeitando o intervalo de quatro meses desde a última dose recebida.

No local da vacinação é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. A execução da aplicação é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, consulte a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde. 

 

(g1)

 

Postagens mais visitadas