O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende aos moradores dos 183 municípios do Ceará, a exceção de Fortaleza que conta com o serviço municipal. O serviço está disponível 24 horas em todo o estado.
Apesar disso, nem toda ocorrência deve ser demandada ao Samu, há casos em que os moradores podem se dirigir para uma unidade de saúde mais próximo de suas casas. Para explicar melhor em que situações a população pode chamar o serviço do Samu, o coordenador médico Breno Novais esclarece as dúvidas e dá orientações sobre o serviço.
Como acionar
Para acionar o Samu, o usuário precisa fazer uma ligação telefônica para o número 192 onde será atendido por uma central de regulação de urgência.
Emergências
O Samu atende casos de urgências e emergências de maior gravidade que envolvam acidentes ou problemas respiratórios e cardíacos. Entre os casos mais comuns de acionamento do serviço estão:
- infarto
- Acidente Vascular Cerebral (AVC)
- cansaço
- doenças respiratórias graves
- acidente de trânsito
- choque elétrico
- afogamentos
O que informar no atendimento
Ao ser atendido na central, o usuário precisa repassar algumas informações e portar um documento para facilitar a triagem e a localização da ocorrência.
- identificação do paciente
- documento
- informação do que aconteceu e o estado do paciente
- localização com ponto de referência
Quando não acionar o Samu
Algumas situações não precisam ser direcionadas para o atendimento dos profissionais do Samu, pois podem ser resolvidas em alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou posto de saúde mais próximos. Entre esses casos estão:
- dor de dente
- vômito
- dor de cabeça isolada
- febre prolongada
Trotes
Breno Novais ressalta a importância da população evitar passar trotes para a central de regulação.
A prática além de ser criminosa pode atrapalhar a assistência aos pacientes que estão realmente precisando de socorro.
(G1/CE)