Suspeito de crime cibernético é preso em SP, após troca de informação com a Polícia Civil do Ceará

 


Uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na identificação e localização de um homem suspeito de praticar os crimes de associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Após diligências realizadas a partir de uma troca de informações com a Polícia Civil de São Paulo (PCSP), Ythalo Miguel dos Santos Silva, de 19 anos, foi preso na cidade de São Paulo. A captura se deu por força de mandado de prisão temporária, nesta quarta-feira (1º).

As investigações iniciaram logo depois que o Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte tomaram conhecimento sobre uma mulher que havia realizado o pagamento de um boleto falso de uma agência bancária. O fato foi noticiado por meio de um Boletim de Ocorrência (BO). Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Civil do Ceará conseguiu identificar os beneficiários das transferências bancárias, bem como identificou os responsáveis por entrar em contato com a vítima.

Apurações apontam ainda que os suspeitos criaram um número para utilizar, por meio de um aplicativo de troca de mensagens, em nome de um banco, inclusive com o logotipo e endereço do estabelecimento. Eles entravam em contato com as vítimas e se passavam por um correspondente jurídico. Contra o homem preso em São Paulo foi cumprido um mandado de prisão temporária pelos crimes de associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Diligências seguem no intuito de localizar e prender outros envolvidos nos crimes.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 3102-1116, da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Postagens mais visitadas