35 aves silvestres são resgatadas em Pentecoste e Baturité, no Ceará

 35 aves silvestres foram resgatadas nos municípios de Baturité e Pentecostes, no Ceará. — Foto: Semace

 

A diretoria de fiscalização do órgão chegou aos animais mantidos em cativeiro irregular por meio de denúncias. Cinco pessoas foram autuadas pela posse ilegal das aves.

Foram apreendidos com os infratores 8 papa-capins, 4 golinhas, 1 abre-e-fecha, 5 galos-de-campina, 4 bigodeiros, 2 corrupiões, 1 cigarra, 1 sabiá-laranjeira, 1 guriatã, 4 vem-vem, 1 xexéu, 1 primavera, 1 boé e 1 periquito-do-sertão.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Fortaleza, e ao Instituto Pró-Silvestre. A intenção é que elas sejam liberadas à natureza quando estiverem aptas.

A Semace informa que a posse de animais silvestres em cativeiro, sem a devida autorização do órgão ambiental competente, é crime ambiental passível de detenção de seis meses a um ano, além da multa, que podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil.

Denúncias podem ser feitas ao Disque Natureza, por meio do telefone 0800 275 2233, ou pelo portal da Semace.

Quem estiver em posse de animais silvestres adquiridos de forma irregular pode entregá-lo voluntariamente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, sem a aplicação de multa. Para isso, é necessário entrar em contato com a Semace, pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br, ou diretamente com o CETAS pelo telefone (85) 3474-0001, para obter as devidas orientações. 

 

 

 (g1/CE)

Postagens mais visitadas