Exploradores encontram navio da 2ª Guerra Mundial afundado com mais de 1.000 prisioneiros de guerra aliados

 Foto fornecida pelo Australian War Memorial mostra o Montevideo Maru na década de 40 — Foto: Australian War Memorial via AP

Uma equipe de exploradores anunciou nesta sexta-feira (21) que encontrou um navio japonês afundado que transportava prisioneiros de guerra aliados quando foi torpedeado na costa das Filipinas em 1942, resultando na maior perda marítima de guerra da Austrália, com um total de 1.080 vidas.

O naufrágio do Montevideo Maru foi localizado após uma busca de 12 dias a uma profundidade de mais de 4.000 metros - mais profundo que o Titanic - na ilha de Luzon, no Mar da China Meridional, usando um veículo subaquático autônomo com sonar embutido.

Não haverá esforços para remover artefatos ou restos humanos em respeito às famílias dos que morreram, disse um comunicado no sábado da Silentworld Foundation, com sede em Sydney, uma organização sem fins lucrativos dedicada à arqueologia e história marítima.

“O esforço extraordinário por trás dessa descoberta fala pela verdade duradoura da solene promessa nacional da Austrália de sempre lembrar e honrar aqueles que serviram ao nosso país”, disse o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese. “Este é o coração e o espírito de Lest We Forget.”

O Montevideo Maru transportava prisioneiros e civis capturados após a queda de Rabaul em Papua Nova Guiné. O navio não estava marcado como transportando prisioneiros de guerra e, em 1º de julho de 1942, o submarino americano Sturgeon, após perseguir o navio durante a noite, disparou quatro torpedos, que atingiram o alvo, afundando o navio em menos de 10 minutos.

Os mortos incluem 1.080 pessoas de 14 nações, incluindo 979 australianos. 

G1

Postagens mais visitadas