Homem descobre câncer colorretal avançado após suspeitar de hemorroidas

 Tumor foi confirmado após um exame de colonoscopia

O americano Joshua Sanchez, 38, descobriu um câncer colorretal em estágio avançado após suspeitar estar sofrendo de hemorroidas.

De acordo com o tablóide britânico Daily Mail, Sanchez suspeitou que algo não estivesse certo com sua saúde ao notar a presença de sangue em meio a suas fezes, em 2021. A partir daí, o nova-iorquino buscou auxílio médico.

Ao programa americano Today, o homem, que também é deficiente auditivo, relatou por meio de intérpretes que os médicos o submeteram a uma endoscopia e uma colonoscopia, exames que confirmaram a presença de sangue nas fezes. Também foi verificado que o rapaz tinha uma massa celular no fígado – um tumor metástico – e um tumor no cólon.

Encaminhados os tumores para biópsia, os médicos confirmaram o câncer e a metástase. Com isso, iniciaram o tratamento quimioterápico e realizaram uma cirurgia para ressecar o tumor hepático.

Além disso, Sanchez teve de fazer o uso de uma bomba de infusão arterial hepática, que administraria a quimioterapia diretamente no fígado. 

No ano seguinte, realizando mais exames, os médicos puderam constatar uma série de lesões no órgão afetado pela metástase.

Eles decidiram, então, oferecer ao homem um tratamento diferente: a radioterapia estereotáxica corporal. O tratamento consiste em aplicar uma dose elevada de radiação de forma direcionada ao tumor.

Porém, os médicos acharam um impasse – pelo fato de Sanchez ser deficiente auditivo, ele não conseguia entender as orientações de como deveria respirar durante o procedimento, visto que o fígado é um órgão que se move durante o inspirar e expirar, e eles não poderiam submeter o intérprete auxiliar a tal exposição.

Como solução, eles conectaram paciente e intérprete por meio de óculos de realidade virtual, permitindo que Sanchez recebesse a orientação de como se portar durante o procedimento.

“A medicina deve ser acessível a todos os tipos de pacientes”, afirmou ao Today, Vishruta Dumane, físico responsável por projetar a solução.

Atualmente, Sanchez ainda é submetido à radioterapia para tratar lesões pélvicas e continua sob observação para rastrear se o câncer se espalhou ou não.

Ele fez um alerta para que as pessoas se preocupem mais com sua saúde e estejam atentas aos sinais, visto que, por ter sintomatologias parecidas, hemorroidas e câncer colorretal podem ser confundidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas de câncer colorretal incluem presença de sangue nas fezes; dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração; alteração no funcionamento intestinal, quando a pessoa que tinha o ritmo intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação; emagrecimento rápido e não intencional; anemia; cansaço; e fraqueza.

R7

Postagens mais visitadas