Padre de paróquia na Asa Sul é filmado transando com homem

 Padre José Maria, de paróquia na Asa Sul, é flagrado em vídeo transando com fiel

 

Um padre da Paróquia São Camilo de Lellis, na Asa Sul, foi filmado enquanto praticava atos sexuais com outro homem. Dois vídeos obtidos pelo Metrópoles mostram o religioso em momentos íntimos que não configuram crime, mas que vão contra os preceitos da Igreja Católica. Segundo a Arquidiocese de Brasília, ele foi afastado.

As imagens mostram o padre José Maria sentado em um sofá com outro homem. Em um dos vídeos, o sacerdote recebe sexo oral do rapaz e chega a segurar a cabeça dele. Em outro, o homem está sem calças e senta no colo do padre, que segura na cintura dele e faz movimentos com o quadril.

O padre alterna entre gemidos, sorrisos e expressões de prazer. As imagens foram registradas em dezembro de 2022, como é possível inferir pela reportagem que se ouve ao fundo, sobre a lesão de Gabriel Jesus na Copa do Mundo.

A parede da sala onde o vídeo foi gravado é de tijolos, assim como a da Paróquia São Camilo. Apesar disso, não é possível afirmar que o ato foi cometido nas dependências da igreja.

A Igreja Católica Apostólica Romana proíbe que padres tenham relações sexuais; os clérigos são obrigados a manter a castidade.

Procurada, a Arquidiocese de Brasília disse lamentar a situação e informou que “afastou o padre das atividades paroquiais e de outros encargos pastorais” (leia a íntegra da nota no fim desta reportagem).

O padre José Maria faz parte da Ordem dos Ministros dos Enfermos, também conhecidos como Camilianos ou Padres Camilos, por ser um grupo religioso fundado por São Camilo de Lellis. O grupo é voltado para a assistência espiritual e corporal dos doentes.

Ele ingressou na ordem em 1981, após trabalhar como auxiliar de enfermagem no Ceará, na década de 1970.

Outro lado

A reportagem foi à paróquia em duas ocasiões e tentou contato com o padre antes de publicar este texto. Na primeira ida, na noite de segunda-feira (24/4), os responsáveis pela igreja que celebravam a missa disseram que José Maria estava em confissão, e que o chamariam para falar com a equipe. Minutos depois, informaram que o sacerdote precisou sair, porque estava “atrasado para celebrar uma missa de sétimo dia”.

Na manhã desta terça-feira (25/4), as secretárias da paróquia informaram que José Maria estava em atendimento e pediram para a reportagem aguardar. Depois de 20 minutos, elas disseram que o padre tinha um compromisso e não poderia atender. Após insistência, informaram que ele iria entrar em contato com a equipe. O espaço segue aberto.

Confira a íntegra da nota da Arquidiocese de Brasília:

A Arquidiocese de Brasília, na pessoa do cardeal arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e dos seus bispos auxiliares, ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos na Paróquia São Camilo de Lellis, da Asa Sul, em Brasília-DF, no último dia 22 de abril de 2023, lamenta a situação e dispõe que o padre José Maria dos Santos fique afastado das atividades paroquiais e de outros encargos pastorais da Arquidiocese até que os superiores da Província Camiliana tomem as providências para o devido esclarecimento dos fatos.

Por fim, a Arquidiocese de Brasília reafirma o seu compromisso e zelo para com o Povo de Deus e, neste momento delicado, convida a comunidade paroquial de São Camilo de Lellis a se unir em oração.

Nada mais para o momento.

 

 

(g1)

Postagens mais visitadas