Quarto maior reservatório do Ceará, Açude Araras chega a 99,76% de capacidade

 Açude Araras, o quarto maior do Ceará, sangrou neste domingo. Foto de apoio ilustra...

 

Quarto maior reservatório hídrico do Ceará, o açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, está com 99,76% da capacidade. Localizado em Varjota, a 262 quilômetros de Fortaleza, o açude tem capacidade para armazenar até 859 milhões de metros cúbicos de água. A barragem sangrou pela última vez há quase três anos, no dia 23 de abril de 2020.

A população da cidade espera a sangria da barragem acompanhando imagens do vertedouro do açude por meio de uma live no Youtube

Outros 11 reservatórios estão na iminência de transbordar, com níveis acima de 90%, segundo informa o Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Por outro lado, 37 açudes operam com menos de 30% da capacidade.

Situado sobre o leito do rio Acaraú, o Araras também corta os municípios de Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. A água do açude é usada para atividades ligadas a piscicultura e supre o abastecimento humano nas cidades de Reriutaba, Ipu, Hidrolândia e Varjota. O reservatório foi construído em 1951 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e desde então possui grande relevância socioeconômica para a região Norte do Ceará.

Atualizada às 9h30

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas