Ação da Polícia Civil resulta na prisão de homem com vários pássaros silvestres em Fortaleza

https://www.sspds.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/24/2023/05/Prisao-DPMA-Passaros-Silvestres-4.jpeg

Em mais uma ação de combate ao tráfico de animais silvestres, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu, nesta quinta-feira (04), mandados de busca e apreensão que resultou na apreensão de 19 pássaros da fauna brasileira que estavam em dois imóveis situados no bairro Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Na ocasião, um mandado de prisão temporária também foi cumprido em desfavor de um homem de 45 anos, por crime ambiental. Além dos pássaros, três carros foram apreendidos.

Com apoio de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da PC-CE, saíram em campo para cumprir mandados de busca e apreensão em casas, alvos das investigações policiais. Em duas delas, que são propriedades do mesmo dono, os policiais civis encontraram 19 pássaros, sendo: duas Marrecas de Coleira, seis Marrecas Viuvinhas Irerê, um papagaio, duas Araras-Vermelhas, duas Primaveras e seis emas que estavam mantidas em cativeiro ilegalmente.

Ainda no local, um mandado de prisão temporária pelo crime ambiental foi cumprido em desfavor do homem de 45 anos, que já possui várias passagens por crime ambiental, posse irregular de arma de fogo e estelionato. Ele e todos os animais foram conduzidos à DPMA. De lá, os animais silvestres foram encaminhados ao CETAS/IBAMA e ao instituto Pró-Silvestre onde ficarão em quarentena e, após serem avaliados por biólogos, serão devolvidos à natureza. Já o suspeito, que também será investigado pelos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro, foi colocado à disposição da Justiça.

 

https://www.sspds.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/24/2023/05/Prisao-DPMA-Passaros-Silvestres-3-600x337.jpeg

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA.

As informações também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Postagens mais visitadas