Acusado de matar assessor jurídico a facadas é condenado a 15 anos de prisão, em Fortaleza

Assessor jurídico foi assassinado com golpes de faca pelas costas, afirma testemunha do crime — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Foto: TV Verdes Mares/Reprodução


Um homem, identificado como Carlos Rhylder Feitosa de Oliveira, foi condenado a 15 anos e nove meses de prisão por matar o namorado da ex-companheira, em Fortaleza. A condenação foi determinada nesta quinta-feira (4). O crime aconteceu em um bar da capital cearense em novembro de 2020.

A vítima era um assessor jurídico do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), identificado como Dione de Moura Araújo. O acusado acompanhava a vítima pelas redes sociais para saber os locais que ele frequentava, antes de cometer o homicídio. O criminoso foi condenado por homicídio qualificado, com motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Dione de Moura estava com a namorada em um bar no Bairro Cambeba, quando o suspeito, Carlos Rhylder Feitosa de Oliveira, abordou a vítima. À época do sepultamento, uma amiga da vítima, que não quis se identificar, chegou a presenciar o crime e afirmou: "Ele veio para matar".

"Nós estávamos em pé, conversando, ele estava do meu lado. De repente, o cara chegou, dando por trás, os golpes. Eu pensei que eram murros. Puxei ele [o suspeito] pela blusa, e o Dione já correu, e ele [Carlos] correu atrás do Dione, que pulou um alambrado, tropeçou e se machucou. Já tinha muito sangue, pois a facada foi no pescoço", afirmou a testemunha.

A amiga de Dione acredita que instantes antes dos golpes, o suspeito, já no bar, acompanhava os movimentos da vítima, para atacá-lo. "Ele levou uma faca. Não foi do bar. Ele chegou no local por volta de 22h45 e assassinou o Dione por volta das 23h. Ele chegou e ficou olhando o Dione de longe, já esquematizando como ia fazer. Não houve briga, não houve reação do Dione."

Ela contou ainda que Carlos ficou em silêncio durante o ataque à vítima. "Do jeito que ele estava, ele poderia até machucar outras pessoas, mas ele só queria machucar o Dione. Foi a maior covardia que vi. Ele não falou nada. Veio para matar o Dione", declarou.

Prisão

Carlos ainda tentou fugir logo após o crime, mas foi preso pela Polícia Militar do Ceará, conforme a Secretaria da Segurança Pública. O suspeito, após ser capturado, confessou o ataque e afirmou aos policiais que o cometeu por questão de honra.

De acordo com a Secretaria, Carlos, que já tinha antecedentes criminais por crime de trânsito e posse irregular de arma de fogo, foi levado ao 2º Distrito Policial (Meireles), onde foi autuado em flagrante por homicídio.

Posteriormente, a prisão dele foi convertida em preventiva, já que, segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no entendimento do juiz, ele "representa grave risco de vida para a própria ex-esposa e, consequentemente, para a ordem pública".

Tentativa de socorro

Assessor jurídico é sepultado em Fortaleza; ex da namorada dele é suspeito de homicídio — Foto: Brenda Albuquerque/SVM
Assessor jurídico é sepultado em Fortaleza; ex da namorada dele é suspeito de homicídio — Foto: Brenda Albuquerque/SVM


A amiga da vítima conta que, até os últimos momentos de vida de Dione, a namorada dele ficou próxima a ele. O assessor foi transportado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

"Ela estava chocada. Muito triste. Ficou perto dele até o último segundo. A gente colocou ele dentro do carro ainda, fui pegar o carro dele, coloquei o carro do lado, pedi pras pessoas ajudarem e ninguém quis ajudar, só mais três pessoas ajudaram para colocá-lo no carro, encontramos o Samu, mas já não tinha jeito", conta a mulher.

Conforme a amiga, a vida de Dione foi interrompida quando ela estava em seu melhor momento. "Ele era um cara muito bacana. Era um bom filho, um bom amigo. Não tinha inimizade com ninguém, muito pelo contrário. Era um cara que estava sempre pronto para ajudar. Estava no auge da vida dele, vivendo e feliz". 

 

 

(g1)

 

Postagens mais visitadas