Alvo de processos por erro médico, equatoriano Bolívar Guerrero volta a operar no Rio; registro profissional está ativo

 Daiana Chaves: feridas fecharam e ela agora torce por uma cirurgia reparadora — Foto: Arquivo pessoal

Bolívar já havia voltado a clinicar após deixar a prisão, no final de fevereiro, e pelo menos desde abril, está de volta à sala de cirurgia. A informação foi confirmada pelo advogado do médico, Alexandre Costa.

"Ele está clinicando e realizando cirurgias reconstrutivas. Lembrando que ele não tem nenhum tipo de impedimento para continuar exercendo sua profissão, seja do Conselho de Medicina ou da Justiça", reforçou o advogado.

“O procedimento em nome do profissional está em andamento e corre em sigilo, seguindo os ritos obrigatórios do Código de Processo Ético-Profissional”, disse ao g1.

Médico Bolívar Guerrero Silva — Foto: Reprodução/ TV Globo


Consultório cheio

A prisão, o nome no noticiário ligado a erro médico e mesmo a lista de processos movidos por mulheres que se consideram vítimas de cirurgias malsucedidas não representaram nenhum - ou quase nenhum impacto -, na fila de espera para operar com Bolívar.

Frequentemente, a nova assistente do médico avisa a quantidade de vagas que tem para atendimento naquela semana, e adverte que são poucas.

Avisos das redes sociais de Bolívar — Foto: Reprodução

 

Para a vida do médico voltar ao normal, precisa apenas encerrrar o processo mais ruidoso que teve contra si e que o levou à prisão por sete meses.

Trata-se da ação movida pela dona de casa Daiana Chaves, de 37 anos, que ficou internada por quatro meses após passar por procedimentos com Bolívar.

Trecho do documento do MP, em que pede a manifestação do juiz sobre o caso .

O pedido abre brecha para que Bolívar seja absolvido, pedido que sua defesa já manifestou.

"O próprio Minitério Público reconheceu que a Daiana não correu risco de vida. Essa conclusão foi obtida a partir do depoimento de diversos médicos, inclusive o dela, uma série de contradições da paciente, que escondeu que fumava, que era pré-diabética e hipertensa, que são condições que alteram e dificultam o processo de cicatrização", disse Alexandre Costa.

O caso

Quem é Bolívar Guerrero Silva, o médico equatoriano alvo de processos por erro médico

Quem é Bolívar Guerrero Silva, o médico equatoriano alvo de processos por erro médico

O caso de Daiana Chaves Cavalcanti veio à tona depois dela começar a denunciar publicamente que era mantida em cárcere privado na Clínica Santa Branca, de propriedade do médico equatoriano Bolívar Guerrero Silva.

No dia 3 de maio, ela realizou intervenção cirúrgica para fins estéticos nas nádegas, costas e abdômen. Teve complicações, voltou à Santa Branca e fez novo procedimento, uma abdominoplastia para corrigir problemas da primeira cirurgia, e também realizar uma mamoplastia - cirurgia que reduz as mamas e as reposiciona.

Daiana Chaves: feridas fecharam e ela agora torce por uma cirurgia reparadora — Foto: Arquivo pessoal

O quadro de saúde de Daiana piorou, e ela passou a pedir transferência, inclusive na Justiça, o que não foi atendido pela clínica, nem por Bolívar.

Bolívar Guerrero Silva foi preso no dia 18 de julho, quando estava dentro do centro cirúrgico da Clínica Santa Branca, por não cumprir a ordem judicial de transferir Daiana. Ele tentou alguns relaxamentos de prisão, mas a Justiça não concedeu. Ele só saiu da prisão no em fevereiro deste ano. 

G1

Postagens mais visitadas