Ceará registra aumento de 188% nas apreensões de entorpecentes em abril de 2023

 

O número positivo representa um aumento nas apreensões de entorpecentes em todo o Estado no mês de abril de 2023, se comparado com o mesmo mês de 2022

O trabalho desempenhado pelas Forças de Segurança do Ceará resultou em um aumento de 188% nas apreensões de drogas em abril de 2023 em relação ao mesmo mês no ano de 2022. Além disso, entre janeiro e abril de 2023, foi registrado também outro dado positivo no combate às drogas no Estado: um aumento de 32,8% no número de apreensões em relação aos quatro primeiros meses de 2022. Os dados foram obtidos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em abril de 2023, um total de 629,21 quilos de entorpecentes foram apreendidos nas ações realizadas pelos profissionais da segurança no Ceará. O número representa um aumento de 188% em relação ao quarto mês de 2022, quando 218,47 kg de substâncias entorpecentes foram apreendidos. 

De acordo com o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o aumento é resultado de um trabalho estratégico. “Esse aumento nas apreensões no mês de abril e em todo o acumulado do quadrimestre é fruto do trabalho do reforço de policiamento que tem sido feito pela PMCE, PC-CE e das inteligências, focando nos quatro estados com os quais o Ceará faz divisa. Ao mesmo tempo, reforçamos o policiamento rodoviário, nas estradas e nas divisas, com o Batalhão Especializado de Policiamento de Interior (Bepi/PMCE) e o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE/PMCE) no patrulhamento. Somado a esse trabalho, temos as inteligências da PMCE, da PC-CE e da própria SSPDS, fortalecendo cada vez mais o trabalho integrado das Forças de Segurança, sejam estaduais ou em ações integradas com as forças federais”, afirmou.

Quadrimestre

Também de acordo com os dados compilados pela Supesp, foi registrado um aumento de 32,8% no balanço de apreensões de drogas do quadrimestre. Enquanto nos quatro primeiros meses de 2022, mais de 1,5 tonelada de entorpecentes foi apreendida, entre janeiro e abril de 2023, mais de duas toneladas de drogas foram apreendidas nas ações realizadas em todo o Estado.

Dentre as ações realizadas no último mês de abril, 40 quilos de drogas como maconha e cocaína foram apreendidas em uma ofensiva realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) no Crato (AIS 19). Em outra ação realizada em abril, uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, no bairro Coaçu (AIS 3), mais de 18 quilos de maconha.

Outros números positivos

Também no primeiro quadrimestre, foi registrada uma redução de 25,7% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Capital cearense. O dado obtido na cidade de Fortaleza foi acompanhado da redução de casos de Crimes Violentos contra o Patrimônio, que teve queda de 22,2% 

 

.

Postagens mais visitadas