CRM-AC investiga médicos que debocharam do estado de saúde de Marina Silva em prints vazados

 Prints mostram médicos questionando vacinação e debochando da saúde da ministra Marina Silva — Foto: Reprodução

 

Os prints mostram conversas que seriam de um grupo de médicos em que Jorge Lucas da Fonseca, Grace Mônica Alvim Coelho e Nilton Chaves debocham do fato de Marina Silva estar infectada, mesmo tendo as doses da vacina contra a Covid-19. A ministra foi diagnosticada com Covid-19 no último sábado (6) e internada por conta da doença. Nesta quarta-feira (10), ela teve alta médica.

Jorge Lucas encaminhou uma notícia sobre o diagnóstico da ministra com a legenda: "Ué, não era vacinada?" O mesmo médico reforça o comentário, em seguida, e afirma: "será que ela não tomou a vacina?"

Em seguida, outra profissional, que seria Grace Mônica Alvim Coelho, comenta: ‘Coisas da vida… E da vacinação!’. Por fim, outro médico, Nilton Chaves, acrescenta: "Tomara que o vírus da Covid esteja bem." Grace já foi secretária de Saúde do Acre entre 1999 a 2004, na gestão de Jorge Viana.

Por meio de nota, o CRM confirmou a apuração, e afirma que o processo será feito de acordo com o Código de Processo Ético-Profissional e pelo Código de Ética Médica. (Veja a nota na íntegra ao fim deste texto)

Logo após a divulgação da conversa, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) afirmou que o grupo no qual as mensagens foram enviadas não é administrado pela entidade, e destacou que “O único grupo oficial é chamado de ‘Filiados’, existindo regras claras que proíbem a manifestação política, permitindo apenas assuntos médicos, debates trabalhistas, sindicais e a divulgação de informações do sindicato”. (Veja a nota na íntegra ao fim deste texto)

“A apuração terá como parâmetro as normas e os critérios estabelecidos pelo Código de Processo Ético-Profissional e pelo Código de Ética Médica”, diz a nota.

O que dizem os médicos

À Rede Amazônica Acre, a médica ginecologista Grace Mônica Alvim Coelho disse que o que escreveu não foi falando diretamente à ministra Marina Silva, e que não via necessidade de um posicionamento sobre o caso.

Porém, destacou que o que escreveu em relação à vacina é que a imunização não impede novos casos de infecção. Ainda segundo a médica, o print foi tirado de contexto e usado para atacá-la. Os médicos Jorge Lucas e Nilton Chaves não responderam ao contato.

Marina Silva tomou posse como ministra do Meio Ambiente — Foto: Evaristo Sa/AFP
Marina Silva tomou posse como ministra do Meio Ambiente — Foto: Evaristo Sa/AFP


Quadro de saúde da ministra

Marina foi internada no último sábado (6) no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, com quadro positivo de Covid-19. Por meio do Twitter, a política afirmou que está com sintomas sob controle e recebe atendimento médico adequado na capital paulista.

Na manhã dessa quarta-feira (10), o InCor informou, por meio de boletim médico, que a ministra recebeu alta às 9h30 (horário de Brasília), e ressaltou que “a paciente está com esquema vacinal completo para covid-19, isso contribuiu para que o quadro de saúde fosse controlado”. Ainda segundo o boletim, ela deve permanecer em repouso domiciliar, e poderá retomar as atividades na próxima semana

Nota oficial do CRM-AC

"Diante da divulgação de informações pela imprensa sobre comentários feitos, supostamente, por médicos que atuam no Estado do Acre a respeito da internação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) determinou a abertura de sindicância para investigar os fatos.

A apuração terá como parâmetro as normas e os critérios estabelecidos pelo Código de Processo Ético-Profissional e pelo Código de Ética Médica.

O CRM-AC reitera sua missão de zelar pelo ético exercício da profissão, tendo como foco a valorização da relação médico-paciente, a defesa da autonomia de médicos e de pacientes e o respeito ao sigilo das informações.

Nesta oportunidade, o CRM-AC deseja também uma breve recuperação à ministra Marina Silva e a todos os pacientes acometidos pela covid-19."

Nota oficial do Sindmed-AC

"A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) informa que o grupo “Médicos Unidos” não é administrado pela entidade. O único grupo oficial é chamado de “Filiados”, existindo regras claras que proíbem a manifestação política, permitindo apenas assuntos médicos, debates trabalhistas, sindicais e a divulgação de informações do sindicato.

Os membros deste Sindicato também prestam solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva e desejam boa recuperação."

 

 

(g1) 

Postagens mais visitadas