Governadores do Nordeste se reúnem no Ceará para alinhar estratégia sobre hidrogênio verde na região

Consórcio Nordeste

 

Em meio à crescente exigência por geração de energias limpas e renováveis no mundo, os governadores dos nove estados do Nordeste se reúnem, nesta sexta-feira (5), no Centro de Eventos do Ceará, para alinhar estratégias que possibilitem a instalação de usinas de hidrogênio verde na região. O evento, organizado pelo Consórcio Nordeste, conta com a presença do ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira.

Segundo apuração do Diário do Nordeste, o ministro deve anunciar 56 bilhões de reais em investimentos na transmissão de energia na região, o que poderá destravar até 120 bilhões de reais em investimentos de geração de energia.

O Nordeste é visto como estratégico para instalação das usinas, devido aos fortes ventos e incidência solar — o que possibilita a utilização de energias limpas (eólica e solar) na produção de hidrogênio em grande escala, com o selo "verde". Ou seja, com baixa ou nula emissão de gás carbônico (CO2). O Ceará, inclusive, tem várias outorgas de empresas estrangeiras que desejam produzir a energia renovável no Estado.

A maioria das outorgas dão prazo para as empresas se instalarem e começarem operar até 2026. No entanto, segundo o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), as linhas de transmissão de energia presentes no Nordeste são insuficientes para escoar a energia para todo o País. Por isso, segundo ele, é necessário ampliar o prazo das outorgas e abrir novos leilões para instalação de linhas de transmissão na região. Esse assunto, inclusive, é discutido com o ministro.   

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas