Marinha leva oxigênio ao Amapá, que enfrenta surto de síndromes gripais

 Após surto de síndromes gripais, Marinha do Brasil envia oxigênio ao Amapá  — Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (Sesa), o reforço foi pensado como retaguarda para ser usado em situações de colapso e falta de oxigênio para casos graves de gripe, se houver.

"O abastecimento de oxigênio dentro dos nossos hospitais está normal. Esse navio da Marinha que está chegando com tanques de oxigênio são necessário para que os novos leitos do HU comecem a funcionar. Normalmente demorariam mais de 45 dias para chegar, mas o Pará tinha material disponível para encaminhar. Atualmente, estamos bem estáveis com o nosso estoque, mas já nos prevenirmos para qualquer mudança dessa demanda", detalhou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA)

Quatro crianças morreram nos hospitais públicos em consequência de doenças respiratórias após o decreto, sendo 3 mortes em 3 dias consecutivos.

Apoio da Marinha do Brasil

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte saiu neste sábado (20) de Belém, no Pará, em direção ao Amapá. A previsão de chegada é para esta terça-feira.

Os tanques de oxigênio foram adquiridos por meio de tratativa do Governo Federal com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pelo HU. A Ebserh solicitou apoio da Marinha do Brasil na logística de transporte.

De acordo com a força nacional, a ação é uma resposta imediata à declaração de estado de emergência na saúde pública do estado.

Além dos dois tanques com oxigênio, também são transportados outros insumos importantes como um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal.

Surto de gripe

O surto causou a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas da rede pública e 4 mortes de crianças foram registradas.

No dia em seguinte, em 14 de maio, morreu uma criança de 4 anos, de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá, que não resistiu ao agravamento do quadro de saúde.

Clécio Luís, governador do Amapá, decreta emergência de saúde após surto de síndromes gripais — Foto: Netto Lacerda/GEA

Após uma reunião do estado com as prefeituras dos 16 municípios para combater o surto foram definidas as seguintes medidas emergenciais:

  • Aumento de UTIs em Macapá e Santana
  • Intensificação da campanha de vacinação
  • Decreto com medidas sanitárias
  • Restituição do Comitê de Emergência em Saúde
  • Reforço de oxigênio nas unidades de saúde
  • Aumento de escalas de plantões

Na terça-feira (16), 10 técnicos do Ministério da Saúde foram enviados ao Amapá para dar suporte nos atendimentos.

Na mesma data, Santana, segundo maior município do estado, também decretou situação de emergência em saúde pública em função da alta nos casos de internações de pessoas com sintomas gripais, principalmente de crianças.

O que é a influenza?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.

A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. 

G1

Postagens mais visitadas