Motoristas e entregadores de app fazem manifestação em Fortaleza

 Motoristas de aplicativos protestam nas imediações do Centro de Eventos do Ceará — Foto: DAVI ROCHA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Motoristas e entregadores de transportes por aplicativo fizeram uma manifestação em ruas de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (15). As ações ocorreram em vários locais da capital cearense, como na frente do Centro de Eventos, no Bairro Edson Queiroz, e de um shopping no Bairro Papicu.

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Ceará, Rafael Keylon, entre as reivindicações dos trabalhadores estão:

  • aumento das tarifas repassadas aos motoristas;
  • isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • mais segurança para a categoria.
"A principal reivindicação dos motoristas é o repasse. Quando o passageiro paga a corrida, ele paga para o aplicativo, que diz o preço da corrida. O aplicativo repassa outro valor para o motorista e retira a porcentagem do valor dele. É tirado até 40% do valor da corrida, sistematicamente. O motorista não tem uma segurança de ganhos, não tem uma transparência de ganhos. Ele não sabe quanto ele ganha por quilômetro, por tempo", disse Rafael Keylon.

Ainda conforme o presidente da Associação, os motoristas preferiam o modelo anterior adotado pelos aplicativos.

"Era ganho por quilômetro rodado, com reajustes anuais", falou o representante da categoria.

O g1 entrou em contato com a Uber, mas até a última atualização desta reportagem a empresa não respondeu.

Em nota, a 99 informou que adotou soluções permanentes para incrementar os ganhos no aplicativo após ouvir e conversar com cerca de 2 mil motoristas todos os meses.

"Foi a primeira plataforma a oferecer a Taxa Garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%. Também foi pioneira em iniciativas com o Adicional Variável de Combustível, um auxílio no ganho que aumenta sempre que o combustível sobe. Além disso, lançou outros programas como: Kit Gás; Consórcios com taxas mais baixas para a compra de veículo; vantagens no aluguel de carros; O 99Loc, que amplia o acesso à locação de veículos; DriverLAB, um centro de inovação criado pela 99 para fortalecer o cuidado com o motorista e a redução de seus custos operacionais", disse a 99.

O iFood disse que respeita o direito à manifestação e à livre expressão dos entregadores e entregadoras. Além disso, a empresa afirmou que desde 2020 trabalha na construção de espaços recorrentes e permanentes de escuta e melhoria constante.

"Como empresa brasileira e ciente do seu papel na geração de oportunidades, temos nos dedicado na criação de uma agenda sólida e perene de diálogo com os trabalhadores e representantes da categoria para o aprimoramento de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e mais transparência para estes profissionais. A empresa segue disponível ao diálogo aberto com os entregadores para buscar melhorias para os profissionais e para todo o ecossistema." 

 

 

(g1)

Postagens mais visitadas