Guarda-vidas do CBMCE resgatam nadador à deriva na Praia de Iracema

 

 

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), resgataram, na manhã dessa quarta-feira (21), um nadador que estava à deriva e desorientado. A ação aconteceu na Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. O homem estava no mar, a cerca de 2 km de distância da faixa de areia. Os guarda-vidas localizaram o nadador após 10 minutos de buscas, com auxílio de uma moto aquática. 

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do CBMCE foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para resgatar um homem, de 51 anos, que saiu para nadar por volta das oito horas da manhã e não tinha retornado.  

Com o acionamento, os guarda-vidas e mergulhadores se deslocaram até o local, onde o nadador foi encontrado boiando, a cerca de 2 km da faixa de areia. Apesar de consciente, o homem estava à deriva e desorientado. Imediatamente, os guarda-vidas fizeram o resgate da vítima, utilizando uma moto aquática. A alfa 3, ambulância de resgate, realizou o atendimento pré-hospitalar. 

Dicas que salvam vidas 

O Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas, que antes de entrar no mar, se informem sobre a presença de guarda-vidas no local e sobre a área permitida para banho. Os profissionais estão à disposição da população para orientar e esclarecer dúvidas. 

Caso perceba que entrou em uma área de correnteza e não consegue sair dela, chame por socorro. Caso não possua treinamento em salvamento aquático, jamais entre na água para salvar uma vítima. No primeiro momento em que visualizar uma vítima de afogamento, acione imediatamente o resgate, por meio do número 193, e aguarde a chegada do Corpo de Bombeiros. 

Balanços 

Ações de combate a afogamentos, realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), resultaram no salvamento de 226 vidas nos primeiros cinco meses de 2023. Conforme o balanço da corporação, no ano passado foram resgatados 644 banhistas em todo o estado do Ceará. 

Cerca de 80% dos salvamentos deste ano ocorreram na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Além disso, 15% dos resgates aconteceram em Caucaia (AIS 11), 3% em Jericoacoara (AIS 17) e 2% em Aracati (AIS 18). 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

Postagens mais visitadas