Confeiteiro cria bolo de 50 kg reproduzindo igreja de quase um século atrás, no Ceará

 

O confeiteiro Roberto Júnior doa um bolo para a Igreja Matriz de Iguatu, no Ceará, desde 2017. — Foto: Wandemberg Belém/SVM
O confeiteiro Roberto Júnior doa um bolo para a Igreja Matriz de Iguatu, no Ceará, desde 2017. — Foto: Wandemberg Belém/SVM

 

 

Um confeiteiro criou um bolo em formato de uma igreja de 1925 em Iguatu, no interior Ceará. A inspiração é a Igreja Matriz do município. O bolo pesa cerca de 50 kg e custou R$ 5 mil para produzir por completo. A confecção começou no sábado (22) e terminou nesta terça-feira (25).

Neste período do ano em Iguatu é comemorado novenário da padroeira do município, Senhora Sant'Ana. Nesta terça, acontece a última novena e, logo após, o tradicional leilão do bolo.

O responsável pela criação do bolo em forma de igreja é o confeiteiro Roberto Júnior. Ele faz, desde 2017, um bolo e doa para a igreja durante os festejos. No ano passado, o leilão rendeu R$ 15 mil para a igreja.

Imagem Google Maps/Reprodução
Imagem Iphan/Reprodução
Foto 1: Iphan/Reprodução — Foto 2: Google Maps/Reprodução

 

“Esse bolo, a gente levou quatro dias para produzir; da elaboração da massa até o confeito final. Ele tem cerca de 40 kg de massa de bolo, entre recheio e pasta americana. Cerca de 50 kg do peso total”, declarou o confeiteiro.

Na primeira vez, ele fez um bolo em forma de réplica da atual estrutura da igreja. A ideia de fazer algo que remete quase um século atrás surgiu após ele ver uma foto da capela antiga nas redes sociais.

“Vendo essa imagem, a gente despertou para informar como era ela antes, na década de 20, quando teve a reforma, e ela foi ampliada. Daí surgiu a ideia de fazer essa réplica para retratar o passado e a história da igreja”, explicou Roberto. O bolo foi feito por ele e duas auxiliares — uma delas é esposa dele.

“Quando você termina e eu olho para ele, penso 'é mais um dever cumprido, mais um desafio superado'. A sensação maior é quando mostro às pessoas e vejo a expressão facial delas quando olham para uma obra dessa. Fico muito rico e orgulhoso”, disse. 

 

 

(g1)

Postagens mais visitadas